Pará: Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas nesta terça-feira

O comunicado foi emitido nesta segunda (7); estados das regiões Norte e Nordeste, de modo geral, devem sofrer com o alto volume de chuva

Gabriel Pires
fonte

Guarda-chuvas a postos porque a terça-feira (8) promete ser de chuvas intensas segundo alerta emitido pela Defesa Civil Nacional nesta segunda (7). As regiões Norte e Nordeste devem receber um intenso volume de chuva. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do Pará, os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Roraima, Amazonas e Amapá serão os mais afetados.

VEJA MAIS

image Chuvas diárias aquecem vendas de sombrinhas no centro comercial de Belém
“Choveu, vendeu”, disse um vendedor; preços desses acessórios aumentaram durante a pandemia

image Chuvas sobre a Grande Belém vão persistir nesta terça (8) e quarta-feira (9)
Mas, climatologicamente, o período chuvoso de fato começará no mês de dezembro, diz meteorologista da Semas

image Tempo chuvoso ainda não caracteriza inverno amazônico, diz meteorologia
Fenômeno climático causa chuvas em Belém e no nordeste paraense. Em dois dias choveu cerca de 70% do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro

Segundo o Inmet, o acumulado de chuvas pode chegar a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), informou que já deixou as defesas civis estaduais em alerta e está operando com equipes de plantão para acompanhar qualquer ocorrência significativa.

População deve ficar atenta

O coordenador geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção.

“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observa.

Nos casos de rajadas de vento, a recomendação da Defesa Civil Nacional é que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Outra orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Alertas

A Defesa Civil Nacional informou que orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ