Chuvas sobre a Grande Belém vão persistir nesta terça (8) e quarta-feira (9)
Mas, climatologicamente, o período chuvoso de fato começará no mês de dezembro, diz meteorologista da Semas
Apesar de a Meteorologia ainda não apontar que o chamado inverno amazônico já tenha começado de fato, ocorreram alguns episódios de chuvas mais prolongadas e um tempo caracteristicamente mais nublado na Região Metropolitana de Belém.
“O que tem favorecido essa condição de tempo chuvoso é um corredor de umidade em toda a porção norte e nordeste, provocada por uma massa de ar quente posicionada sobre o sul do estado do Amazonas, abrangendo também o Acre, Mato Grosso e regiões mais a sudoeste da América do Sul”, explicou, nesta segunda-feira (7), o meteorologista Glayson Chagas, do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
VEJA MAIS
Essa situação tem organizado a convecção sobre o estado do Pará, o que tem proporcionado um tempo com temperaturas mais amenas e maior nebulosidade e, consequentemente, os eventos de chuva que a população tem verificado.
Para esses dois dias, terça e quarta, há previsão de chuva, aponta Semas
As chuvas sobre o Marajó, Região Metropolitana de Belém, Nordeste, Calha Norte vão persistir durante a terça-feira (8) e quarta-feira (9).
“Serão eventos de chuvas isolados em formas de pancadas acompanhadas de trovoadas. Para esses dois dias, terça e quarta, há previsão de chuva durante o período matutino, além do período da tarde e noite”, afirmou o meteorologista Glayson Chagas.
Durante a quinta-feira e sexta-feira, esses volumes de chuva tendem a diminuir um pouco mais. Todavia, ainda há probabilidade que ocorram, com intensidade leve a moderada sobre o Marajó, região Metropolitana de Belém, litoral do nordeste e porção centro-sul do sudoeste paraense, completou.
O meteorologista disse que que alguns modelos meteorológicos apontam que ainda podemos ter, durante a semana, um volume total de chuvas em torno de 60 mm, “significando que podemos ultrapassar a média climatológica em torno de 40%, caso esta condição se prolongue além do esperado.
Climatologicamente, o período chuvoso de fato começa no mês de dezembro
"Entretanto, por ainda estarmos no período de transição, eventos isolados podem ocorrer”, afirmou. Outro ponto importante citado por ele é que as condições do Oceano Pacífico ainda são favoráveis para eventos de chuvas sobre o Pará, haja vista que a temperatura de superfície destas águas ainda apresentam anomalias negativas - ou seja, mais frias do que o normal.
“Assim, climatologicamente, o período chuvoso de fato começa no mês de dezembro, no qual o valor esperado para este mês é de 283,5 mm, quando analisada a normal climatológica de 1991-2020”, afirmou o meteorologista Glayson Chagas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA