Tempo chuvoso ainda não caracteriza inverno amazônico, diz meteorologia
Fenômeno climático causa chuvas em Belém e no nordeste paraense. Em dois dias choveu cerca de 70% do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro
Há pelo menos três dias Belém registra céu nublado e fortes pancadas de chuva que mudaram a rotina de calor que a cidade vinha apresentando. Nesta sexta-feira (4), por exemplo, a temperatura máxima registrada até o fim da manhã na capital ficou em torno dos 27ºC, quando, normalmente, costumava ficar próximo aos 35ºC. No entanto, a mudança de tempo ainda não corresponde à chegada do inverno amazônico, garante o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/2º Distrito de Meteorologia de Belém, José Raimundo Abreu.
VEJA MAIS
O especialista explica que o que tem causado esse tempo fechado e chuvoso na capital paraense é um fenômeno em particular, fazendo com o que o mês de novembro fuja da sua normalidade climática:
"A situação dessas chuvas é que elas são decorrentes de uma frente fria que se deslocou no leste brasileiro e, quando desviou para o Atlântico Leste, já na altura do Espírito Santo e da Bahia, provocaram o levantamento de ar frio para a região do Pará. Essa circulação favoreceu uma forte instabilidade em grande parte do nordeste do Pará e na região do Maranhão", ele diz.
De acordo com dados do Inmet, José Raimundo Abreu conta que, em Belém, só de quinta (3) para sexta-feira já choveu cerca de 70% do estimado para todo o mês de novembro para a capital do estado: "Aqui em Belém já choveu 104mm só de ontem para hoje, sendo que a média do mês é de 151mm. Dando mais ou menos 70% da média. Por isso não é ainda o nosso inverno", afirma.
Segundo o especialista, ainda no sábado (5) deve haver céu fechado em Belém, porém, em menor intensidade. Já no domingo (6), o tempo deve melhorar. "As pessoas devem ter estranhado que, do dia 2, Dia de Finados, até aqui tenha dado essas chuvas, já que o mês de novembro é um dos menos chuvosos, assim como setembro e outubro. Entretanto, a chuva deve melhorar no domingo, mas há possibilidade de voltar na terça-feira (8) que vem".
Raimundo acrescenta que, de modo geral, o fenômeno já está mudando o padrão climático do mês de novembro, fazendo com que os paraenses vivam um período atípico, não só na capital, mas em toda a região nordeste do Pará. "Novembro deve ficar quase 40% acima da média de chuva normal. A expectativa é de 200mm de chuva no mês de novembro só em Belém. Depois, volta o calor".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA