Ourém: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana paraense é Ourém; saiba os detalhes de como ir
O mês de junho chega à reta final e muitos paraenses já procuram os melhores destinos para curtir as férias em família. E por tradição, os mais buscados são aqueles onde o veranista pode desfrutar de um bom banho de rio ou de mar, sol e bebida gelada em meio à natureza. Pensando nisso, a dica de lazer para o final de semana do Oliberal.com é Ourém, município do nordeste paraense muito conhecido por seus igarapés de água límpida, folclore forte e festividades cativantes. Saiba como ir, onde ficar, quanto custa e o que fazer para desfrutar das belezas da região e relaxar às margens do Rio Guamá.
VEJA MAIS
Como ir para Ourém?
Ourém fica localizada a pouco mais de 180 km da capital paraense, com um tempo estimado para o percurso da viagem entre as duas cidades de 3h. O acesso se dá pela estrada, que pode ser feito por ônibus intermunicipal, facilmente acessado no Terminal Rodoviário de Belém, vans e veículo particular.
Quanto custa a passagem para Ourém?
As passagens de ônibus podem custar a partir de R$ 60. Saiba mais valores através do site.
O que fazer em Ourém?
Passear pelas margens do Rio Guamá
O principal rio de Ourém é o Guamá, que de acordo com algumas versões, nasce no Ipixuna e deságua na baía do Guajará. No inverno, as águas costumam transbordar e inundar uma parte da cidade, porém, em outras épocas, a orla de Ourém é uma ótima opção de passeio para apreciar uma bela tarde de sol curtindo o barulho da água.
Conhecer a escadaria Dona Miloca
Dona Miloca foi uma das maiores folcloristas do Pará e teve papel fundamental nas festividades do Boi Bumbá. Por isso, as artistas Patricia e Thays Chaves deram cores a um espaço vazio e sem vida em homenagem a essa artista que merece ter a vida celebrada. A escadaria/beco Dona Miloca é um local que precisa ser visitado e registrado ao longo da passagem por Ourém.
Se divertir nos balneários
Se tem uma coisa que Ourém tem em abundância para aqueles que gostam de curtir igarapés de água gelada são balneários. Um dos mais conhecidos é o da Tia Loura, que homenageia uma senhora que morava na frente do curso d'água e o usava para lavar roupas e louças. Outro bastante concorrido é o Aracu, localizado na Vila de Fátima.
Outros balneários
- Balneário do Toba
- Balneário Cai Na Água
- Igarapé do Furo
Dar um pulo em Capitão Poço
Passar por Ourém e dar um pulinho rápido em Capitão Poço também é uma pedida para quem deseja conhecer outros lugares no estado. A distância entre os municípios é de 30 minutos por estrada e o turista pode aproveitar para visitar o Balneário Geladeira, muito conhecido pela região, além de desfrutar de passeios de caiaque e banho de cachoeira no Hotel Fazenda Cachoeira.
Fazer um roteiro histórico
Nem só de balneários vive Ourém. No município, os turistas podem se deliciar com o rico folclore e as várias manifestações culturais, como o Boi Bumbá e os cordões de pássaros. O Coletivo Ourém, famoso por atuar na preservação do patrimônio histórico da cidade, promove um roteiro turístico na região e apresenta a Vila de Ourém, o Casarão Histórico, Praça Magalhães Barata e vários outros atrativos, basta ficar ciente nos dias de programação.
Onde se hospedar em Ourém?
Pousada Luar Lindo
A Pousada Luar Lindo é repleta de simplicidade e conforto em meio a natureza. A hospedagem fica no ramal de Canutos e o turista pode aproveitar ao máximo o igarapé Cafeteua.
Hotel Fazenda Igarapé das Pedras
O Hotel Fazenda Igarapé das Pedras é a pedida para os turistas que gostam de hospedagens luxuosas e com tudo dentro. O local oferece pequenos chalés para abrigar toda a família, um amplo campo, igarapé próprio, passeio no lago e a cavalo.
Pousada Rio Guamá
A Pousada Rio Guamá possui acomodações simples, mas cheias de conforto para o visitante que deseja ficar perto dos principais atrativos da região, localizada bem perto do Rio Guamá.
Onde comer em Ourém?
Restaurante da Virgínia: Culinária brasileira
Restaurante D'Alessandra: Comida brasileira e típica.
Bar e Restaurante do Jean: Petiscos e bebidas às margens do rio.
Gula's Sabores: Opções de pizza, esfirra e tacos.
Restaurante e Churrasco da Carminha: Churrasco.
Veja outros lugares para conhecer no Pará
(*Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA