Bragança no Pará: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer na cidade
A dica de lazer para o final de semana paraense é Bragança; saiba os detalhes de como ir
Uma das mais antigas do Pará, Bragança, no nordeste do Estado, é conhecida por suas praias paradisíacas, cultura rica e a hospitalidade calorosa de seu povo, por isso, vira destino certo dos turistas. Aos amantes da natureza e também da história, Bragança é perfeita. Suas heranças portuguesas estão espalhadas pelo centro da cidade. Outro ponto alto é a gastronomia e também a religiosidade de seu povo, deixando a viagem ainda mais completa. Confira os detalhes de como ir, o que fazer e onde ficar.
VEJA MAIS
Como ir para Bragança?
Bragança fica a quase 220km de Belém, em uma viagem que pode durar de 3h30 a 4h. O trajeto pode ser feito de ônibus, saindo do Terminal Rodoviário de Belém; veículo particular; vans, encontradas nos arredores de São Brás e Almirante Barroso ou transfer.
Quanto custa a passagem para Bragança?
O preço depende do meio de locomoção escolhido, na maioria das vezes as vans são mais baratas e os transfers mais caros. A passagem de ônibus na Rodoviária de Belém custa R$ 78 (em junho de 2024).
O que fazer em Bragança?
Visitar o centro histórico
Digno de cenário de novela, é no centro histórico de Bragança que ficam as edificações mais antigas da cidade, como a igreja de São Benedito, a catedral de Nossa Senhora do Rosário e a Casa da Cultura, que oferecem aos visitantes um mergulho na história e na arquitetura local. Além disso, as ruas são dispostas de pequenos prédios, palacetes e praças, todos marcados pela colonização portuguesa, representada na estética das fachadas e azulejos.
Ir na praia de Ajuruteua e Vila dos Pescadores
A 36 km de Bragança, a Praia de Ajuruteua é uma ótima pedida para quem quer aproveitar um dia de sol regado de bebida gelada para refrescar, peixes e mariscos da região e água do mar. O lugar é dito como um dos mais belos do nordeste paraense, ideal para ver o nascer e o pôr do sol. Outro ponto apaixonante também em Ajuruteua é a Vila dos Pescadores, um lugar com paisagem paradísica e moradores receptivos.
Conhecer a Casa da Farinha e a Cerâmica da "Vila Que Era"
Todo bom paraense já ouviu falar da famosa farinha de Bragança, conhecida pela crocância dos bagos. A Casa da Farinha é um dos locais que os turistas podem conhecer todo o processo de fabricação e de quebra levar para casa alguns quilos de farinha. Outra parada obrigatória para quem visita a região e gosta de artesanato é conhecer a família da Vila Que Era. Ao visitar, o turista pode conferir o processo de modelagem, conhecer um pouco a história dos artesões de xícaras, panelas, vasos, e comprar peças de lembrança.
Mergulhar na Lagoa Azul
Já pensou em se refrescar em uma água doce, geladinha e azul? É exatamente isso que o exuberante balneário Lagoa Azul oferece para os seus visitantes. O local, que fica na Comunidade do Tamatateua, em um trajeto que dura cerca de 25 minutos do centro de Bragança, é ideal para aqueles que procuram por cliques em meio a natureza e um bom banho.
Mirante São Benedito
O fim de tarde na cidade pode ser muito bem aproveitado no Mirante de São Benedito, bem abaixo da estátua de 16m de altura do São Benedito, santo que deu origem a maior festividade do município.
Outros lugares para visitar
A Prefeitura de Bragança disponibilizou um guia turístico oficial em PDF para os turistas que vão visitar a cidade, confira neste link.
Onde se hospedar em Bragança?
Kiall Pousada e Restaurante
Localizada na Vila dos Pescadores, a pousada Kiall oferta uma hospedagem rústica, que remete ao estilo do cotidiano dos próprios moradores. O estabelecimento fica bem à beira-mar, tem restaurante próprio, passeios turísticos, fogueira durante a noite e muito conforto.
Pousada Ajuruteua
Uma das mais populares da vila, a Pousada Ajuruteua fica bem na beira do mar e promete hospedar tanto famílias quanto amigos que desejam economizar na estadia.
Guarimã Hostel e Turismo
Outro que promete qualidade e conforto é Guarimã Pousada e Hostel. Lá, o cliente pode desfrutar da experiência de quartos compartilhados, uma ótima alternativa para aqueles que gostam de viajar sozinhos, área de café da manhã, piscina e pacotes de turismo pela região.
Hotel Solar do Caeté
Às margens do rio Caeté, o Hotel Solar do Caeté oferece uma vista privilegiada para o rio e uma estética de casarões antigos. Além das acomodações, o estabelecimento também é um dos restaurantes conhecidos da região e tem no cardápio tanto comida regional quanto portuguesa.
Onde comer em Bragança?
Salgateua
O Salgateua é um dos estabelecimentos mais conhecidos de Bragança e dito como parada obrigatória dos turistas e moradores. O local tem uma grande variedade de esfihas, empadas e salgados fritos e assados. Um dos mais conhecidos por lá é o Bragantino, uma massa com camarão seco, requeijão e jambu no tucupi.
Casa Jambu
A Casa Jambu é um dos restaurantes mais novos da região. Ele é conhecido por ser um lugar sofisticado, com drinks e pratos mais elaborados, ótimo para quem busca um jantar em família ou um encontro com os amigos. Além disso, os clientes podem se divertir com show ao vivo e rodízio de pizza e churrasco.
Maria Bonita Restô e Eventos
O tradicional Maria Bonita Resto é conhecido pelas comidas típicas do nordeste. (Foto: Instagram @mariabonitaresto)
O Maria Bonita Resto e Eventos é um espaço tradicional de Bragança e oferece para os clientes uma variedade de comida nordestina, drinks, pizza e caldos variados para curar a ressaca.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA