Alter do Chão: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana paraense é o 'caribe brasileiro'; saiba os detalhes de como ir
Apontado como um dos destinos tendências para 2022 pelo Ministério do Turismo, Alter do Chão, o verdadeiro caribe brasileiro, se tornou uma das regiões mais procuradas por turistas ao redor do mundo que buscam explorar lugares encantadores e paradisíacos. A vila fica no município de Santarém, no oeste do Pará, e reúne algumas das mais belas paisagens naturais do Estado. A região tem dezenas de praias de água, cachoeira e igarapés que permitem passeios agradáveis tanto no verão, quando os rios estão na vazante, quanto no período das cheias. Para facilitar a escolha do melhor roteiro, o oliberal.com fez uma lista de como ir, onde ficar, quanto custa e o que fazer na mais famosa praia do Baixo Amazonas aqui, na dica de lazer da semana.
Confira!
VEJA MAIS
Como ir para Alter do Chão?
A vila de Alter do Chão fica a 37 km do centro de Santarém. Para chegar até lá partindo de Belém, o visitante tem duas opções: por avião, com um voo de 1h15, e de barco, em uma viagem com duração de 3 dias. De santarém, o turista pode alugar um veículo particular, contratar um transfer/táxi ou ir de ônibus até Alter do Chão. Vale destacar que a melhor época para visitar a região é de agosto a dezembro.
Quanto custa a passagem para Alter do Chão?
Se a opção for ir de avião, os preços variam de acordo com a época e a companhia áerea. Uma viagem ida e volta, saindo de Belém no dia 26 de junho e retornando dia 01/07, está custando cerca de R$ 1500 (ida e volta). Já a passagem de barco varia conforme a acomodação de preferência do turista, que vai da rede até suítes com banheiro e ar condicionado. O custo da acomodação mais simples gira em torno de R$ 250. Para mais informações consulte a AR Transporte.
O que fazer em Alter do Chão?
Visitar as praias paradisíacas
As praias paradisíacas de Alter do Chão foram um dos principais critérios para garantir o título de caribe brasileiro à vila. A longa faixa de areia branca, os barquinhos coloridos (chamados de catraias) e as barracas distribuídas ao longo da Ilha do Amor, que fica em frente à orla da vida, são cenários atrativos para quem quer relaxar, curtindo a água geladinha e transparente do rio Tapajós. A praia é a mais conhecida e uma das queridinhas dos turistas, juntamente com Ponta de Pedras. Além do banho, é possível desfrutar de quiosques, restaurantes, passeios de caiaquec catraia, rabeta ou lancha, além do mais belo pôr do sol da região.
Outras praias para visitar na região
- Praia do Pindobal
- Praia do Carapanapari
- Praia do Aramanaí
- Ponta do Maguari
- Ponta do Muretá
- Ponta do Cururu
Passeio na Floresta Encantada
A Floresta Encantada é mais um dos passeios que conectam o turista com a natureza. O mais recomendado é visitar a região durante o inverno, quando a água cobre toda a floresta e possibilita aos turistas um deslumbrante passeio de canoa em meio às árvores e arbustos submersos.
Fazer trilha na Serra da Piroca/Piraoca
Para aqueles que gostam de se aventurar em trilhas, a Serra da Piroca ou Piraoca é o destino certo para curtir uma boa caminhada. O percurso, que deve ser feito de preferência com a ajuda de um guia, completa o cenário paradisíaco da Ilha do Amor. No topo, um visual majestoso em meio ao mais intenso verde, entremeado pela água azul do Tapajós e com vista para toda a vila.
Passear no Canal do Jari e Jardim Vitória Régia
Outra opção recomendada para quem visita a vila durante o período da cheia é o Canal do Jari. O trajeto pelo rio promete deixar os amantes da natureza ainda mais apaixonados pela ambientação local, principalmente pelas formações de vitórias-régias que enfeitam o espelho d'água. Uma parte importante do passeio no Canal do Jari é a parada no restaurante da Dona Dulce, que prepara várias comidas feitas a partir da vitória-régia para os turistas se deliciarem.
Flona Jamaraquá
Uma alternativa bem pertinho de Alter do Chão e que não pode passar batida é a visita à Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós), uma área de preservação com mais de 500 mil hectares. Na visita, é possível ver de perto e conhecer a a história da gigante sumaumeira que resiste às intermpéries por décadas, conhecida como "árvore da vida", além de outras espécies locais, com destaque para as plantas medicinais.
Piracaia
A Piracaia é outro programa irressitível. Uma oportunidade para o visitante experimentar o melhor da vivência e gastronomia regional, em um cenário digno de filme, com direito a um pic-nic à luz da lua e das tochas acesas na areia da praia e ao som da música tocada por grupos regionais. A pedida garante uma legítima imersão na cultura local.
Onde se hospedar em Alter do Chão?
Villa Arumã Pousada
A Villa Arumã Pousada é uma alternativa para aqueles que não querem perder a conexão com a natureza, mas não abrem mão do conforto. O local tem uma belíssima vista para o lago, jardim e fica a 17 minutos a pé da praia.
Vila Flor Bed & Breakfast
Localizada a 10 minutos da praia, a Vila Flor oferece piscina, bar, estacionamento, transfer para o aeroporto e muito conforto aos seus clientes. A decoração dos quartos é mais sofisticada, mas sem perder a regionalidade do norte.
Casa Coroca
Para aqueles que buscam uma experiência fora do comum, a Casa Coroca oferece uma hospedagem comunitária na pequena comunidade ribeirinha de mesmo nome.
Pousada Sombra do Cajueiro
A Pousada Sombra do Cajueiro é uma alternativa para quem busca uma hospedagem mais barata. O local promete muita hospitalidade e conforto aos seus visitantes.
Beloalter Hotel
O Beloalter Hotel fica em uma praia privativa no Lago Verde e possui uma área arborizada de 10 hectares. Os quartos oferecem uma comodidade mais tradicional, quartos com varanda e wi-fi.
TerrAmor Amazon
Os amantes de casa na árvore podem optar pela TerrAmor Amazon para se hospedar. As casas oferecem uma vista deslumbrante, um belo nascer do sol e muito vento fresco para aqueles que se acomodam no local.
Onde comer em Alter do Chão?
Casa do Saulo: O mais renomado de todo o Eixo Forte
Farol da Ilha: Oferece o melhor da culinária regional
X-Bom: Apontado como um dos melhores hambúrgueres de Alter
Peixaria Raiana: Serve os mais deliciosos e variados pratos à base de peixes da região
Boto Gelatto: Lá o visitante pode saborear alguns dos mais exóticos sorvetes artesanais feitos de frutas da região
Masa Madre: Pizzaria com forno à lenha e ambiente aconchegante, onde são servidas uma variedade de massas, cocktais e sorvete caseiro
Para mais dicas do que fazer em Alter do Chão, confira um guia completo feito pelo influencer Petterson Farias aqui.
(*Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Adna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA