CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 70 municípios paraenses não registram crimes violentos letais há mais de 30 dias

Os dados foram avaliados no período de 29 de setembro de 2021 a 9 de fevereiro deste ano e divulgados nesta sexta-feira (14/2)

O Liberal
fonte

Dos 144 municípios paraenses, 76 não registram Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte há mais de 30 dias. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14/2) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Os números foram avaliados no período de 29 de setembro de 2021 a 9 de fevereiro deste ano. 

Dentre os municípios sem registros de CVLI, destacam-se cidades da 3ª Região Integrada de Segurança Pública. Entre elas: Magalhães Barata, Inhangapi, Colares, Santo Antônio do Tauá, Santa Maria do Pará, São João da Ponta, Bujaru, Maracanã, Terra Alta, Irituia e São Francisco do Pará que estão, respectivamente, há 1.236, 474, 383, 319, 315, 145, 111, 53, 46 e 41 dias sem nenhum registro de CVLI.

Outros municípios do estado chegam a ultrapassar 400 dias sem casos computados de crimes violentos letais, como: São João de Pirabas (628 dias), Santa Cruz do Arari (550 dias), Santarém Novo (475 dias), Pau D’Arco (454 dias), Terra Santa (440 dias) e Piçarra (426 dias). 

VEJA MAIS 

image Pará não registra roubos a bancos na modalidade 'novo cangaço' há quase um ano e meio
Com os resultados apresentados, o Pará se destaca no combate à criminalidade, em especial, com relação às ocorrências de roubo a banco.

image Janeiro registra queda na criminalidade e é considerado o melhor mês da linha histórica desde 2010
Em números absolutos, janeiro de 2025 computou 144 casos de CVLI, enquanto que nos anos de 2024 e 2019, foram registrados 166 e 284 casos

image Pará registra redução de mais de 47% nos crimes violentos no mês de agosto
Com redução de 47,75% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), o mês de Agosto já é considerado o melhor mês da linha histórica desde 2010

Monitoramento 

A Segup monitora diariamente os dados estatísticos e de criminalidade em todo o Estado, como uma forma de acompanhar a realidade de cada região, diante das diferenças regionais, e a partir disso desenvolver o planejamento das ações de policiamento e operações de acordo com cada realidade, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Para o secretário, os números divulgados são importantes para a segurança pública, pois reforçam conquistas recentes, a exemplo da redução significativa que o todo o Estado apresentou no mês de janeiro de 2025.

“Além de janeiro ter sido considerado o melhor mês de janeiro de toda a linha histórica, estamos com mais da metade dos municípios do Pará sem qualquer crime violento letal intencional. Há municípios com mais de mil dias, outros mais de 500, 400 que entraram agora na lista. Esses dados nos fazem acreditar que estamos no caminho correto na atuação. Mas, claro, há outros municípios que apresentam os crimes, e nós vamos seguir reforçando a segurança nesses locais”, disse o secretário.

Ações e investimentos 

As operações integradas, a aquisição de novas lanchas, entre elas as lanchas blindadas, as Bases Integradas Fluviais de Segurança, câmeras corporais, totens de Segurança Pública, estão entre as ações e investimentos executados pela Segurança Pública para garantir o enfrentamento à criminalidade em todas as regiões do Estado, o que tem resultado na redução dos índices.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ