Clima: Nordeste do Pará está em alerta máximo de chuvas fortes; entenda
Outras regiões tiveram o alerta moderado de risco, iniciado na segunda (7), renovado até amanhã (9)
A região nordeste do Pará, que inclui a Região Metropolitana de Belém, está em alerta vermelho de risco de chuvas fortes. A notificação mais grave foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta terça-feira (8) e se estende até as 22h, podendo ser renovada, dependendo das análises ao longo do dia. Desde o final de semana, grande parte do estado estava no alerta amarelo, que indica um risco baixo de chuvas fortes e uma parte entrou no alerta laranja, o segundo mais grave.
LEIA MAIS SOBRE O CLIMA NO PARÁ
Na prática, o alerta vermelho, explica o Inmet, significa chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Essa quantidade de chuvas aponta risco alto de alagamentos de grandes proporções e transbordamentos de rios e canais, além de deslizamentos de encostas. Isso inclui ventos fortes, queda de árvores, rompimento da rede de energia e relâmpagos. Entre as recomendações, está atenção com equipamentos eletrônicos. Uma pequena parte do oeste do Maranhão, na divisa com o Pará, está sob o mesmo alerta.
O alerta laranja do Inmet permanece para quase metade do estado do Pará, além de todo o estado do Amapá de Roraima, além de partes do Amazonas, do Maranhão e alguns municípios do noroeste do Piauí. Outras regiões do Pará, do Amazonas e do Tocantins seguem em alerta amarelo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA