F1: FIA reconhece contrato da McLaren com Oscar Piastri e piloto é anunciado para 2023
Alpine tentava recuperar o piloto, que fazia parte da academia de pilotos da equipe
O Comitê de Reconhecimento de Contratos da Federação Ineternacional de Automobilismo (FIA) reconheceu o contrato da McLaren com Oscar Piastri e, com isso, o piloto correrá pela equipe na temporada de 2023 da Fórmula 1, ao lado de Lando Norris. Piastri fazia parte da academia de pilotos da Alpine.
De acordo com o comunicado da decisão, o contrato foi assinado no dia 4 de julho, após o Grande Prêmio da Inglaterra. Sebastian Vettel não havia nem anunciado a aposentadoria.
"O único contrato a ser reconhecido é entre McLaren Racing Limited e o Sr. Piastri datado de 4 de julho de 2022", disse o comunicado.
VEJA MAIS
Oscar Piastri era uma promessa da Alpine. O piloto foi campeão da Fórmula 2 em 2021 e era reserva no time francês. A expectativa era que ele assumisse uma vaga na F1 em 2024, após a saída de Fernando Alonso.
Mas, com a aposentadoria de Sebastian Vettel, uma vaga na Aston Martin foi aberta e o espanhol acabou saindo da Alpine para ocupar o espaço de Vettel. Assim, a Alpine anunciou Piastri para ocupar a vaga deixada por Alonso. Mas logo depois, Oscar disse que não havia assinado nada com a equipe.
VEJA MAIS
Após a McLaren o interesse da McLaren por Piastri para 2023 se tornar público, Daniel Ricciardo teve o contrato rescindido pela equipe e está livre para assinar com outro time do grid.
Agora, a Alpine procura outro piloto para ocupar a vaga. Nas últimas semanas, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Mick Schumacher foram mencionados como possíveis nomes para correrem ao lado de Esteban Ocon em 2023 na F1.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA