Amizade na F1: veja alguns pilotos que são amigos e quais brigaram por causa do grid
Fórmula 1 é conhecido por ser um esporte em que não se cultiva muitas amizades
A Fórmula 1 não é conhecida por ser um esporte em que se cultiva amizades. O bicampeão mundial Fernando Alonso disse que na categoria “há muita distância entre os pilotos”. O clima de competição, a busca pela pole e vitórias acaba esfriando a relação até entre os próprios companheiros de equipe.
"Talvez na F1, infelizmente, não tenhamos a amizade que há em outros esportes. No ciclismo você tem seus companheiros e rivais e parece que há uma boa atmosfera. Na F1, há muita distância entre todos os pilotos, sigilo, muito ego no paddock entre todos” disse Alonso.
Apesar disso, alguns pilotos do grid atual conseguiram cultivar algumas amizades, enquanto outros, nem tanto.
VEJA MAIS
Por isso, separamos alguns pilotos que criaram e mantêm amizades no grid e outros que desfizeram.
Lewis Hamilton e Sebastian Vettel
O heptacampeão e o tetracampeão protagonizaram brigas acirradas dentro das pistas. Se bateram algumas vezes e como esquecer o GP do Canadá em 2019, quando Vettel foi punido, perdeu o primeiro lugar para Hamilton e no final da corrida trocou as placas de lugares e colocou o número 1 na frente do seu carro? O clima ficou estranho. Mas tudo foi resolvido e os dois são amigos fora das pistas.
Quando Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria da Fórmula 1, Hamilton compartilhou nas redes sociais uma mensagem para o alemão. Lewis disse: “tem sido uma honra te chamar de rival e uma honra ainda maior te chamar de amigo”.
Valtteri Bottas e Lewis Hamilton
Os dois foram companheiros de equipe durante cinco temporadas e a relação dos dois sempre foi muito cordial. Eles conseguiram criar um clima amigável e não protagonizaram nenhum tipo de desentendimento, sendo assim, a dupla de pilotos mais bem-sucedida da história da equipe (foram cinco títulos de construtores para a Mercedes).
Hoje, Bottas está na Alfa Romeo e, mesmo assim, a amizade com Hamilton se mantém. Os dois compartilham voos para corridas e de volta para casa.
Sebastian Vettel e Mick Schumacher
Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, está na segunda temporada na Fórmula 1. Sempre muito educado e sorridente, o jovem piloto alemão construiu uma relação muito afetiva com o conterrâneo Sebastian Vettel. Os dois se dão muito bem fora das pistas e nem um toque na corrida foi capaz de estremecer a amizade dos dois.
VEJA MAIS
Lewis Hamilton e Nico Rosberg
Hamilton e Rosberg eram amigos de infância. Se conheceram em 2000, competiram na mesma equipe de kart, se encontraram várias vezes em competições de automobilismo e construíram uma boa amizade. No entanto, na Fórmula 1 o cenário foi diferente e a amizade entre os dois não resistiu.
A partir de 2014, Hamilton e Rosberg disputaram lado a lado e protagonizaram uma das maiores rivalidades entre pilotos da mesma equipe da F1. Os dois se tocaram várias vezes dentro da pista e, com isso, não tinham mais clima para serem amigos e cortaram a relação.
Esteban Ocon e Pierre Gasly
Ocon e Gasly eram amigos de infância. A paixão pelo automobilismo foi o que aproximou os dois. Eles participavam de competições e corriam de karts juntos. No entanto, a competitividade na Fórmula 1 acabou com a amizade. Pierre chegou a dizer que o ex-amigo começou a ficar chateado quando ele começou a perder dentro do grid.
Hoje, Pierre Gasly mantém um bom relacionamento com outros pilotos, como Charles Leclerc e Carlos Sainz. Já Ocon, é mais quieto.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA