Contribuintes de Belém podem agendar atendimento para tratar sobre IPTU; entenda o novo serviço
Um dos objetivos é evitar as filas que se formam em frente à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) antes mesmo do atendimento começar
Algumas unidades da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) de Belém vêm registrando longas filas antes mesmo do início dos atendimentos diários. Para evitar que isso continue acontecendo, o órgão, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), lançou um novo serviço online: o Agendamento Eletrônico, que pode ser feito com até dois meses de antecedência.
“Nós percebemos que só conseguiríamos evitar esse tipo de ocorrência a partir da criação de um agendamento prévio. Então, o objetivo é zerar as filas da Sefin, dar uma melhor acolhida para o contribuinte e evitar o desperdício de tempo na espera por atendimento”, explica o diretor-geral da Secretaria de Finanças, Mauro Gaia.
Como fazer o procedimento
Pelo site da Sefin, já é possível agendar o melhor dia e horário para atendimento na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, localizada na Praça das Mercês, no bairro da Campina. Para isso, basta informar o nome completo, o número de telefone, e-mail, além de descrever o objetivo do atendimento.
Quando o procedimento é efetuado, o contribuinte recebe um e-mail de confirmação com informações detalhadas do atendimento. A partir destas informações, os servidores que irão atuar exclusivamente no atendimento previamente agendado poderão se antecipar à demanda do contribuinte e dar um retorno a ele com mais agilidade.
VEJA MAIS
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Belém, o sistema tem uma inteligência eficaz na distribuição das demandas do dia, evitando a sobrecarga de atendimento sobre um atendente específico, além de fornecer dados estatísticos, como os tipos de serviços mais buscados pelos cidadãos.
A ferramenta também coleta a avaliação dos usuários após o atendimento, considerado pela Sefin um importante instrumento para que a administração possa ouvir o que o contribuinte tem a dizer e, desta forma, corrigir, aprimorar e adequar os serviços aos anseios do cidadão.
Inicialmente, o serviço está disponível apenas para atender demandas de IPTU, às terças e quintas-feiras, de 9h às 13h. Porém, a ideia é estender para outros tipos de atendimento, além de disponibilizar mais dias e horários para atendimento.
No momento do atendimento presencial, o contribuinte precisa apresentar RG e comprovante de vacinação contra a covid-19. Se não puder comparecer à Central de Atendimento no dia e horário marcados, o cidadão deve cancelar o atendimento com pelo menos 24h de antecedência.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA