Mais de 12 mil empresas de Belém podem ser excluídas do Simples Nacional; entenda

Alerta foi dado pela Prefeitura de Belém

O Liberal
fonte

A Prefeitura Municipal de Belém alerta que mais de 12 mil microempresas e empresas de pequeno porte da capital paraense optantes do Simples Nacional (SN) podem ser excluídas desse regime simplificado de tributação em razão de débitos tributários. Segundo a gestão municipal, estão nessa situação empresas com dívidas referentes à Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL), entre os anos de 2018 e 2022. Elas começaram ser notificadas pela Secretaria Municipal de Finanças por meio do Domicílio Tributário Eletrônico, no sistema do Simples Nacional (Portal Simples).

VEJA MAIS

image Golpe do Pix: Receita Federal alerta para golpe de descontos de tributos; veja
De acordo com o Fisco, criminosos têm usado o WhatsApp para abordar empresas do Simples Nacional.

image Economistas paraenses consideram positivos os impactos para o Estado com a simplificação tributária 
Relatório da reforma tributária prevê ‘imposto do pecado’, cashback e transformação de tributos

Pela Lei Complementar 123/2007, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, a regularidade fiscal com os tributos municipais é uma das exigências para adesão e permanência no regime simplificado de tributação. As mais de 12 mil pequenas e médias empresas que estão sendo notificadas pela Sefin podem ser excluídas do sistema do Simples Nacional a partir do dia 1º de janeiro

Como se regularizar

De acordo com a prefeitura de Belém, para evitar o processamento das exclusões, é necessário regularizar a situação da empresa até o dia 26 de dezembro deste ano, para serem retiradas da pendência em comunicação eletrônica a ser enviada à Receita Federal em tempo hábil.

image Receita Federal notifica mais de 10 mil MEIs em débito com o fisco no Pará
A notificação da RF acontece no âmbito nacional e faz parte de uma estratégia do governo federal para recuperar tributos em atraso. A meta é arrecadar R$ 4,4 bilhões em todo o país com a normalização da situação fiscal dos MEIs.

image Contribuintes de Belém e Ananindeua poderão pagar tributos via PIX; saiba mais
Em Belém, ainda não há previsão para a nova modalidade funcionar; em Ananindeua, a expectativa é de que o serviço comece em maio para os tributos mais procurados

Os micro e pequeno empreendedores podem regularizar sua situação junto à Secretaria Municipal de Finanças por meio do Programa de Regularização Incentivada (PRI) 2023, que está em sua segunda etapa e irá até o dia 17 de novembro deste ano. Por meio do programa, são oferecidos descontos de até 90% sobre juros e multas incidentes em razão do atraso no pagamento da TLPL com a possibilidade de parcelamento em até 96 vezes.

A consulta e parcelamento da dívida por ser feito por site da Sefin. Caso a situação não seja regularizada dentro do prazo legal, todos os débitos listados na notificação serão excluído do Simples Nacional.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA