'Contato quente': saiba como se proteger de golpe que promete 'nome limpo' no Serasa
Golpistas prometem retirar pendências do CPF de pessoas com restrição de crédito
Um novo golpe que circula pelas redes sociais promete oferecer vantagens, como retirar as pendências do CPF no Serasa e ainda aumentar a pontuação dos consumidores. Na fraude, chamada de “Golpe do Contato Quente”, os criminosos alegam conhecer um funcionário da Serasa que pode realizar esses serviços mediante pagamento antecipado.
Os consumidores são enganados por meio de páginas na internet, que nada têm a ver com a área de finanças, como lojas ou mercados. Depois de convencerem as vítimas, os golpistas enviam boletos de cobrança pelo serviço que fingem ter realizado. Após receber o pagamento, os criminosos somem sem deixar rastros.
VEJA MAIS
Serasa alerta consumidores
O Serasa explica que as pendências de débitos só podem ser retiradas após o pagamento da dívida ao credor e que não há cobrança de taxas para isso. Já o aumento da pontuação do Serasa Score depende de uma metodologia técnica que analisa o histórico e comportamento financeiro do usuário, sem a possibilidade de manipulação dos dados.
Os criminosos também tentam se aproveitar dos consumidores por meio da venda do Manual do Score. No entanto, o material é disponibilizado gratuitamente no site do Serasa. Segundo um levantamento realizado pela empresa, entre maio e junho deste ano houve um aumento de 190% nas menções de “Contato Quente na Serasa” na internet.
Desde setembro de 2020, o Serasa conseguiu que as plataformas de redes sociais retirassem do ar 1.585 páginas na internet que aplicavam esse tipo de golpe com o uso indevido do nome da Serasa. Somente de janeiro a julho deste ano foram eliminadas 291 páginas criadas por golpistas.
Dicas para não cair no golpe do 'contato quente':
- Não existe maneira de retirar pendências junto à Serasa sem pagar a dívida ao credor;
- A pontuação do Score segue hábitos e histórico financeiro do consumidor que ninguém pode alterar;
- A Serasa não vende Manual para orientar o uso do Score, muito menos para aumentar a pontuação na ferramenta: as orientações são gratuitas e disponibilizadas no site oficial da empresa;
- Os golpistas usam páginas de assuntos aleatórios nas redes sociais, sem relação alguma com finanças, para atrair mais facilmente as vítimas;
- O criminoso faz algum comentário dizendo que conhece alguém na Serasa que tirou suas pendências;
- No final, ele oferece o contato no privado;
- Ao falar com a vítima, dá o preço pelos serviços e manda um boleto;
- Os boletos pagos vão para a conta pessoal do golpista.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA