CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Verão 2024: piscina em casa é opção de lazer e diversão em julho; especialista alerta sobre cuidados

Brincadeiras das crianças precisam ser acompanhadas por um adulto para que nenhum acidente ocorra. Também é preciso ter atenção na hora da manutenção da piscina

Saul Anjos e Dilson Pimentel

Durante o verão amazônico, uma piscina em casa pode ajudar a aliviar o calor e ainda garante a diversão da criançada. Inclusive, tem gente que deixa para viajar apenas em um fim de semana e passa os outros em casa ou até no clube, aproveitando a piscina com a família. Mas alguns cuidados são necessários para evitar acidentes. O corretor de imóveis Raphael Ducaminho, de 37 anos, conta que recebeu dos pais as precauções que se deve ter na piscina quando era criança. Agora, já mais velho, repassa as prevenções aos filhos, Iago Henrique, 15, e Athos MikhaelDom Raphael, de 7 e 5 anos, respectivamente.

“Uma das primeiras coisas que fiz quando construí a piscina em casa, foi treinar eles (filhos) desde pequenos, quando ainda eram bebês, sobre os cuidados principais: não correr na borda da piscina, não ir para a área funda da piscina”, afirmou. 

Ducaminho assegura que os filhos nunca tomam banho na piscina, que foi feita com 1 metro e 10 centímetros de profundidade há oito anos, sem a presença da esposa, Lô Ruana Tavares, 27, que é técnica de enfermagem, ou de outro adulto. “Sempre tem eu ou a mãe, a babá ou alguém mais velho reparando-os, para que brinquem direitinho, de maneira saudável. Um cuidado que tomei foi de não deixá-los ‘sozinhos’ na piscina antes que soubessem nadar”, comentou.

VEJA MAIS 

image Verão 2024: comerciantes de Belém avaliam o impacto das férias de julho nas vendas
Enquanto alguns relatam redução no movimento de clientes, outros celebram as oportunidades trazidas pelo período

image Verão 2024: saiba como prevenir acidentes e evitar riscos durante banho de rio
O Tenente Oziel, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), lista orientações de como aproveitar esse momento de forma correta

image Verão 2024: veja cuidados para evitar problemas respiratórios e proteger a garganta nessa temporada
A médica Bárbara de Alencar, especialista em clínica médica, de Belém, alerta que esse período exige maior cuidado com a saúde

Brincadeiras precisam ter cuidados 

Para evitar qualquer tipo de acidente a crianças e adultos na hora da diversão da piscina, o tenente Evandro Aleixo, especialista em salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), explica que a prevenção é o melhor caminho. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), as piscinas e os lares “são responsáveis por 55% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos de idade”.

Por conta disso, o tenente Aleixo alerta que, quando uma criança estiver em uma piscina, o responsável não pode deixá-la sozinha em nenhuma hipótese. “O adulto precisa estar atento à profundidade da piscina e com mergulhos rasos, por conta de um mal súbito. Alguns clubes, geralmente, têm uma cerca para evitar o contato direto. Também é necessário recomendar que as crianças sempre utilizem as escadas das piscinas. Outro ponto importante é não confiar em boias. A criança pode ter algum tipo problema com essa boia e acabar se acidentando”, disse.

image Verão 2024: veja os sucos de fruta que ajudam a hidratar neste verão
O nutricionista Paulo Rodrigues dá dicas sobre o consumo de sucos: “tudo é o equilíbrio”

image Verão 2024: saiba os cuidados para se ter com tatuagens durante o veraneio
Tatuador, Sidney Fernandes, conhecido por "Magal", de Belém, destaca que esta época do ano exige cautela redobrada

image Verão 2024: pode tomar banho nas praias de Outeiro?
Saiba se pode aproveitar o veraneio na Praia Grande, Praia da Brasília, Praia do Amor e Praia do Belo Paraíso, no Distrito de Outeiro, região metropolitana de Belém

Mesmo sendo um ambiente de diversão, o militar orienta a importância do cuidado em certas brincadeiras para que não termine em tragédia, principalmente com a ingestão de bebidas alcoólicas. Segundo a Sobrasa, cerca de 15% dos casos de afogamento têm envolvimento com álcool. Por conta disso, a Sociedade recomenda que, “se beber, fique fora da água”.

Precisa evitar brincadeiras na borda da piscina. Alguém bater a cabeça na borda e vir a ocasionar uma fatalidade. Além disso, outra brincadeira que precisa evitar são as que utilizam baldes, que podem resultar em um afogamento. Quanto à questão do consumo de álcool, o adulto precisa estar atento e ter o controle da bebida para que tenha a noção e consciência de perceber a iminência de um perigo, especialmente de um afogamento”, informou Evandro.

image Vai viajar? Veja como manter a casa segura durante as férias
Tomar algumas medidas ajuda a evitar arrombamentos e invasões

image O que fazer quando entrar água no ouvido? Veja as orientações do especialista
Acidentes com água no ouvido são comuns durante o verão e exigem atenção

image Verão 2024: conheça dicas de segurança para uso de motos aquáticas e lanchas durante o veraneio
O uso desses equipamentos exige maior atenção à segurança - tanto para o condutor quanto para os passageiros

Manutenção na piscina 

Para quem tiver piscina em casa e for viajar com a família durante este verão, Aleixo recomenda que, se for uma piscina montável, faça o desmonte. Caso o ambiente aquático seja construído, “coloque uma lona para evitar qualquer tipo de contato com a piscina”. E na hora da manutenção, “nunca deixar a presença de alguém no meio líquido”. Isso porque, ainda de acordo com o tenente do CBMPA, as bombas de sucção podem causar um acidente.

“Se uma pessoa estiver dentro da piscina na hora da limpeza e perto de uma bomba de sucção, existe a possibilidade dessa pessoa ser sugada ou pelo cabelo ou pela roupa de banho. Por isso que, em qualquer situação, há necessidade da atenção”, finalizou o tenente.

Confira os cuidados que se devem tomar na piscina: 

  • Não deixar criança sozinha na piscina, os pais devem ter atenção total nelas
  • Se o responsável estiver com a criança dentro da piscina, manter distância de um braço do filho, mesmo na presença de um guarda-vidas
  • Evitar brincadeiras com baldes ou na borda da piscina
  • Não confiar em boias
  • Recomendar que as crianças sempre utilizem as escadas, seja para sair ou entrar na piscina
  • Na hora da manutenção de uma piscina, não permitir ninguém dentro dela. pode acontecer um acidente envolvendo a bomba de sucção, que faz a troca da água
  • Aos adultos, consumir bebidas alcoólicas de forma controlada e consciente
  • Se tiver piscina em casa e for viajar, cobrir a piscina com uma lona
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM