Aconteceu neste domingo (03), a partir das 9h30, a posse canônica do Padre Gelcimar Sousa Santos como pároco da Paróquia da Divina Misericórdia, localizada na Avenida Augusto Montenegro, 1980, em Icoaraci. O sacerdote da Arquidiocese de Belém é integrante do Movimento Providentino, organização que trabalha pelo fomento das vocações sacerdotais para a igreja de Belém e que foi fundado por Monsenhor Edmundo Saint’Clair Igreja.
Padre Geo, como é mais conhecido, foi nomeado para o cargo pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que hoje deverá presidir a solende celebração de posse na igreja matriz da Divina Misericórdia, iniciando, assim, nova missão desde que foi ordenado padre.
Antes de ser nomeado como pároco da Divina Providência, uma das novas paróquias da Arquidiocese de Belém, Padre Geo estava exercendo a mesma função na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro de Anita Gerosa, antigo Aurá, em Ananindeua, na Grande Belém.
O padre também já exerceu as funções de vigário paroquial nas paróquias de Santa Terezinha do Menino Jesus, no Tenoné, e de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, bem como, trabalho como ecônomo do Instituto Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
Em contato com a redação integrada do Grupo Liberal, o novo pároco da Divina Providência aproveitou não apenas para convidar as pessoas a participarem da solene celebração deste domingo, como também, pediu orações para que exerça sua missão com amor e grande gratidão a Deus por servi-Lo no resgate das pessoas para o amor divino e fraternidade.
“Esta será minha segunda paróquia como pároco, mas é a quarta de coração em que tenho a felicidade de servir ao povo de Deus”, arrematou o padre que deverá ter a presença de dezenas de paroquianos da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, onde permaneceu até ontem.
Além de amigos e familiares, da posse devem participar, também, inúmeros padres do Movimento Providentino, da Fraternedade Providentina, pastorais, grupos e movimentos, além de párocos de diversas paróquias da região episcopal de São João Batista, que compredende as paróquias da área de Icoaraci, Cotijuba e parte do bairro da Nova Marambaia, Tapanã e Pratinha.
Mudanças são normais todos os anos na Arquidiocese de Belém
Todos os anos a Arquidiocese de Belém promove transferências de padres de uma paróquia para outra, um rodízio de sacerdotes que ocorre, em geral, de seis em seis anos. As transferências são determinadas pelo arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa.
As transferências objetivam fazer com que a igreja esteja sempre em renovação e para que os padres, que são missionários, possam levar seus conhecimentos e experiências de evangelização para todas as comunidades da região diocesana não apenas em Belém como em todas as dioceses do Estado e do país.
Esse rodízio acontece com as paróquias administradas pela diocese e também, com aquelas que são dirigidas pelas ordens religiosas. Só que, nesse caso, as mudanças são determinadas pelos superiores provinciais e acatadas pelo arcebispo, aos quais esses padres religiosos também devem obediência e cumprem deveres.
Várias outras transferências já foram feitas neste ano na Arquidiocese de Belém.