Arcebispo Dom Julio Endi Akamine chega em Belém no dia 19 de maio
No dia 31 de maio, ele será apresentado na Arquidiocese de Belém

Dom Julio Endi Akamine foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor de Belém do Pará. Ele chegará à capital paraense no próximo dia 19 de maio. O arcebispo participou de uma coletiva nesta quinta-feira (3), e disse que, de acordo com as regras, deveria estar em Belém ainda no mês de abril, mas, em decorrência de compromissos, solicitou um prazo maior e já tem a passagem marcada. No dia 31 de maio, ele será apresentado na Arquidiocese de Belém.
Durante a coletiva, Dom Julio Endi Akamine disse que foi com muita emoção que recebeu a nomeação. “Fiquei muito feliz com o novo compromisso. Vou chegar no dia 19 de maio e no dia 31 serei apresentado na arquidiocese. Este ano é o da COP 30, mas antes desse evento tem o Círio, ou seja, terei muito trabalho”, refletiu Dom Julio.
Na primeira sexta-feira de março, dia 7, Dom Julio foi nomeado pelo Papa Francisco. Ele disse que, desde sua primeira consagração, em 1980, sempre esteve disposto a obedecer ao Papa e às necessidades da Igreja. O arcebispo também explicou que as nomeações são decisões livres, podendo ele aceitar ou não, agindo sempre de acordo com sua consciência.
VEJA MAIS
“Vou de coração aberto e tenho esperança de que, da mesma forma que tive uma experiência agradável e feliz com a Romaria de Aparecidinha, o Círio de Nazaré também possa fazer parte da minha vida. A gente cresce também com a devoção das pessoas; é uma manifestação que vem do coração, não só das pessoas, é algo que nos encanta, nos atrai e nos enche de expectativas”, comentou.
Quem é o Dom Júlio Endi Akamine?
Dom Julio Endi Akamine nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP). Em 1975, entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), os Palotinos, em Londrina (PR), onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o noviciado em 1979, no seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio (PR). Sua primeira consagração ocorreu em 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.
Como sacerdote palotino, desempenhou as funções de vigário paroquial, pároco e reitor do seminário maior Palotino, em Curitiba. Também foi assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib), do regional Sul 2 da CNBB. Entre outras funções, atuou como diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália (2003-2004).
De 1996 a 2001 e de 2005 a 2011, foi professor de teologia no Studium Theologicum, em Curitiba (PR), onde lecionou as disciplinas de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental.
Foi reitor provincial da província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede na capital paulista, de 2008 a 2011, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio daquele ano, sendo vigário episcopal da região Lapa. Sua ordenação episcopal ocorreu em 9 de julho de 2011 e seu lema é “Bonum Facientes Infatigabiles” – “Não vos canseis de fazer o Bem”.
Em 28 de dezembro de 2016, Dom Julio foi nomeado arcebispo metropolitano de Sorocaba, sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo, pelo Papa Francisco. De acordo com comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, o pontífice acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, por motivo de idade, e o nomeou arcebispo de Sorocaba (SP).
Dom Julio integrou a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação e foi o bispo referencial da Pastoral da Educação de 2013 a 2019. Atualmente, ele preside o regional Sul 1 da CNBB.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA