CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Erosão abre cratera na avenida Independência e coloca condutores e pedestres em risco

Moradores denunciam a falta de manutenção e fiscalização, enquanto o descarte irregular de lixo agrava o problema em uma das principais vias da cidade

Camila Guimarães e Eva Pires

Há pelo menos cinco anos, uma enorme cratera vem se formando em um trecho da avenida Independência, no perímetro entre as avenidas Augusto Montenegro e Mário Covas, no bairro do Coqueiro, em Belém. O problema é agravado pelo mato alto e pelo descarte irregular de lixo, tornando a área ainda mais perigosa. Moradores relatam acidentes frequentes e cobram medidas urgentes da prefeitura para solucionar a situação. A cratera está localizada no lado da via que segue em direção a Ananindeua, mas, com o avanço da erosão no local, o buraco já quase atravessa o canteiro central da avenida Independência, alcançando o outro lado da pista. O problema tem dificultado o tráfego e colocado em risco motoristas, ciclistas e pedestres.

“Olha, atrapalha muito”, afirma o aposentado Raimundo Nonato, de 80 anos, morador da área. Segundo ele, a erosão dificulta a passagem de motoristas e ciclistas, tornando o trânsito mais perigoso. "Já vi diversos acidentes. Faz anos que isso está assim. Deveriam resolver logo essa situação."

Mesmo com a gravidade do problema, ele diz que não vê providências sendo tomadas pelas autoridades. “A prefeitura sabe de tudo, passa aqui todo dia”, critica. Para os moradores, a falta de manutenção e fiscalização contribui para o acúmulo de lixo e a degradação da via.

image Legenda (Wagner Santana / O Liberal)

Para os condutores de veículos, a cratera é um fator grave que aumenta o risco de colisões. Enquanto a reportagem esteve no local, foi possível perceber que o buraco diminui o espaço para a passagem de motos e carros simultaneamente. Quando um motorista de carro é obrigado a manobrar para se afastar da cratera, ele acaba colocando em risco o motociclista, que geralmente trafega entre as faixas. O problema também ocorre em casos de ultrapassagem.

Além de afetar o trânsito e o tráfego de pedestres, o local se tornou um ponto irregular de descarte de lixo, o que piora com o fato de o buraco acumular água da chuva, comprometendo a limpeza urbana e servindo como foco para a proliferação de insetos e animais vetores de doenças.

image O aposentado Carlos Alberto reclama dos problemas causados pela cratera. (Wagner Santana / O Liberal)

“Desde o ano passado, eles estão fazendo isso aqui, né? A gente não pode falar nada, porque as pessoas que vêm jogar esse lixo aqui pensam que estão certas”, desabafa o aposentado Carlos Alberto, de 75 anos. Ele relata que caminhões despejam entulhos no local constantemente, com resíduos coletados de outros bairros, como o conjunto Jardim Europa e Jardim América, agravando o problema.

“Todo dia o carro vem aqui, saiu ainda agora daqui. E não tem ninguém da prefeitura para impedir esse pessoal de jogar lixo aqui”, diz. Além da sujeira, a erosão e o mato alto também dificultam o dia a dia dos moradores. “Atrapalha. Muito acidente acontece aqui, carro, moto... direto”, conta. Ele relata que a falta de fiscalização contribui para a situação de abandono da via e cobra uma resposta do poder público. “Eu me sinto mal de ver essa situação e não ter ninguém para fazer alguma coisa. Eu queria pedir ao senhor prefeito, que nós elegemos, para mandar alguém, uma fiscalização, para não jogarem mais lixo aqui”, apela.

Outra moradora das proximidades que, atualmente, está desempregada, Suzete Cunha, de 69 anos, observa que a frequência da limpeza pode não ser suficiente para evitar que a área volte a ser alvo de descartes irregulares. “Eles até limpam. De vez em quando eu vejo um rapaz limpando e capinando aí, que eu acho que é da prefeitura. Talvez eles venham de mês em mês, ou a cada três meses, não sei. Aí o mato cresce e o pessoal joga lixo. E como dizem, o povo só quer a situação onde tenha mato para jogar lixo”, explica. Ela também lembra que o local já registrou muitos acidentes antes da instalação de um semáforo. “Já aconteceu muito acidente antes de ter o sinal ali. Agora melhorou bastante”, comenta.

Nota da Prefeitura de Belém

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (4.4), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informou que vai enviar uma equipe técnica à Av Independência, próximo à rua Lisboa, para avaliar as necessidades do local e posteriormente providenciar o conserto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM