Centro Pop Ananindeua atende 100 pessoas em situação de rua por mês
Novo espaço atende a população em situação de rua e promove a ressocialização, além de encaminhar para cursos profissionalizantes
A Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) inaugurou, no dia 6 de maio, o novo Centro Especializado para População em situação de rua (Centro POP). Localizado na passagem São Paulo, no bairro Atalaia, o espaço chega para ampliar o atendimento feito pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) no município há cinco anos. A unidade atende 100 pessoas em situação de rua, com média de 25 acolhimentos diários.
O perfil dos usuários é composto, na maioria, por homens que se reconhecem como pardos ou negros, entre 18 e 39 anos, com ensino fundamental incompleto, e apresentam dependência química. A SEMCAT informa que fechou parcerias para ofertar cursos profissionalizantes que auxiliem na geração de renda e na autonomia financeira desse público.
VEJA MAIS
O espaço trabalha no resgate de vínculos familiares e oferece um atendimento humanizado para as pessoas em situação de rua. A idéia é que, a priori, no espaço as pessoas possam fazer suas refeições, cuidar da higiene pessoal, descansar e guardar os pertences. Elas também passarão por encaminhamentos e serão inseridas em atividades desenvolvidas em parceria com os Centro des Referência em Assistência Social (CRAS) e Especializado de Assistência Social (CREAS), além de contar com o apoio da rede de saúde e das demais políticas públicas que garantem os direitos desse público. De acordo com a SEMCAT, em breve, o serviço será ampliado e a população também terá um abrigo para passar a noite.
Ronivaldo dos Santos Silva, de 54 anos, atendido no Centro Pop há 5 anos é e diz que foi no espaço que encontrou acolhimento e ajuda. “Participo das atividades há cinco anos e agora tô mais feliz com esse novo espaço, tá muito bonito, ficou dez. Aqui encontrei atenção e o apoio da equipe, isso tá sendo muito importante para minha recuperação”, agradeceu.
Ressocialização e resgate social
De acordo com a titular da SEMCAT, Marisa Lima, o centro busca ressocializar e resgatar vínculos familiares, por meio do atendimento psicossocial e da articulação com a família do usuário. "Na maioria dos casos esses vínculos estão rompidos devido ao uso excessivo de drogas. É um processo longo, visto que os vínculos estão totalmente rompidos e muitas vezes os próprios usuários não querem restabelecê-los, assim como a própria família. Mas com estratégias e muito trabalho conseguimos, na maioria das vezes, restabelecê-los", pontuou.
Funcionamento do Centro Pop em Ananindeua
O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mas, a Prefeitura de Ananindeua está fazendo um estudo e levantando informações para a criação de um abrigo no município que possa atender as pessoas em situação de rua em tempo integral, permitindo, inclusive, o pernoite.
Serviço:
Centro Pop: Passagem São Paulo, nº 02, BR 316, km 03, bairro Atalaia.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Serviço: Atendimento humanizado às pessoas em situação de rua, encaminhamento a rede de serviços e políticas públicas, alimentação e espaço para higiene pessoal, além de oferta de cursos profissionalizantes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA