Novembro Azul: Pará lança campanha para incentivar homens a cuidarem da saúde

O tema da campanha deste ano é “Te cuida, maninho. Não importa a orientação e idade: todos e todas devem usar o preservativo”

O Liberal
fonte

Com o tema “Te cuida, maninho. Não importa a orientação e idade: todos e todas devem usar o preservativo”, a campanha Novembro Azul de 2024, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), começa na próxima terça-feira (5/11). Ela enfatiza a vida sexual saudável masculina, incentivando entre os homens a procura por assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Orientada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), a campanha trata a saúde masculina de forma integral, não se restringindo apenas à prevenção do câncer de próstata. A iniciativa é um estímulo à adoção de hábitos saudáveis na alimentação, prática de exercícios físicos, eliminação do tabagismo, controle do consumo de álcool, visita regular aos serviços de saúde e uso de preservativos nas relações sexuais.

VEJA MAIS

image Câncer de próstata pode afetar vida sexual masculina, diz Instituto Nacional
Riscos que envolvem a doença reforçam necessidade do diagnóstico precoce

image Novembro Azul: Grupo Liberal promove ações de conscientização sobre câncer de próstata
Na tarde desta terça-feira (14), os funcionários da empresa tiveram a oportunidade de participar da ação de corte de cabelo

“Durante o ano, a Sespa traz a mensagem de que, antes mesmo de surgirem os problemas de saúde, que vão se tornando mais prevalentes com o passar da idade, o homem se engaje nos cuidados gerais e preventivos, procurando inicialmente a Unidade Básica de Saúde, até para poder usufruir da vida como ele mesmo deseja, com qualidade, longevidade, com menos medo e mais satisfação em todas as esferas, incluindo a sexual, e evitando doenças e até internações”, disse o coordenador de Saúde do Homem da Sespa, Diego Cutrim.

Nesse sentido, a Coordenação de Saúde do Homem mantém uma sólida parceria com a Policlínica Metropolitana de Belém, que realiza 18 exames de rotina, considerados essenciais para a prevenção de inúmeras doenças, sobretudo as crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, insuficiência renal e até o câncer de próstata. O acesso a esses exames e consultas com especialistas na Policlínica também são feitos por meio de agendamentos realizados nas ações do TerPaz (Programa Territórios pela Paz) e na rotina de atendimentos das Usinas da Paz.

Durante as ações do TerPaz, os homens podem ainda contar com serviços de vacinação, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – como HIV, hepatites B e C e sífilis -, avaliação e orientação nutricional, auriculoterapia, triagem de enfermagem e consultas médicas, além de preenchimento de cadastro com a equipe da Coordenação da Pessoa com Deficiência (Ceped), para obtenção de próteses, órteses, cadeira de rodas, cadeira de banho e passe livre.

image Queima de incenso apresenta riscos à saúde de toda a população, alertam pneumologistas
Os vapores do incenso contêm carbono, enxofre, óxidos de nitrogênio, formaldeído e outros compostos voláteis aromáticos policíclicos que são cancerígenos


image Pesquisadores do Ophir Loyola iniciam 2ª fase dos testes para diagnóstico precoce da 'sepse'
Hospital desenvolve tecnologia para ação em tempo hábil contra a sepse, doença que desencadeia infecção generalizada e mata

Programação 

Ao longo do mês de novembro, profissionais da Coordenação Estadual de Saúde do Homem participarão de ações de saúde e educativas nas agendas do TerPaz e das Usinas da Paz, em hospitais e praças públicas de Belém e Marituba, na Região Metropolitana.

Será feita uma webconferência voltada aos Centros Regionais de Saúde da Sespa e seus municípios adstritos, e também oficinas de qualificação para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), com rodas de conversa sobre a campanha nas sedes do 3° CRS (em Castanhal) e 4° CRS (em Capanema).

Agenda da campanha Novembro Azul

Dias 5, 6 e 7: oficina em Castanhal para municípios abrangidos pelo 3º Centro Regional de Saúde;

Dia 7: Ação no Hospital Galileu, em Belém;

Dia 8: Usina da Paz no Guamá / visita técnica ao município de São Domingos do Capim;

Dia 9: Ação no Mercado do Ver-o-Peso;

Dia 10: Ação na Praça da República;

Dia 12: Participação no seminário da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma);

Dia 16: Ação na Usina da Paz do Icuí;

Dia 17: Ação no Parque do Utinga, entre 08 e 13h;

Dia 19: Participação em webconferência;

Dia 21: Ação no Hospital Jean Bitar, em Belém, entre 09 e 11h;

Dia 22: Ação na Usina da Paz no Bengui, entre 8 e 13h;

Dia 23: Ação na Usina da Paz na Terra Firme, entre 8 e 13h;

Dia 24: Ação na Praça Batista Campos, entre 8 e 13h;

Dias 25, 26 e 27: oficina no município de Capanema para profissionais de saúde dos municípios abrangidos pelo 4º Centro Regional de Saúde, e

Dia 30: Ação na Usina da Paz no bairro da Cabanagem, entre 8 e 13h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ