Você Repórter

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Fotógrafo César Gonçalves, denuncia a falta de saneamento básico na passagem Maciel, no Bengui

Situação na passagem Maciel afeta o acesso à UBS Bengui II e coloca em risco a saúde de quem vive e trabalha na área

Jamille Marques com informações de Luizinho Moura

Na Passagem Maciel, no bairro do Benguí, em Belém, a falta de saneamento básico se arrasta há mais de duas décadas, segundo os moradores. O cenário é de abandono, água parada, ruas esburacadas, esgoto a céu aberto e lixo acumulado agravam a situação da comunidade, que convive com riscos à saúde e dificuldades de mobilidade. O fotógrafo César Gonçalves, morador da região, relata que a situação persiste há muitos anos. “Olha, gente, eu acredito que isso daí faz mais de 20 anos que tá dessa forma. Eu tenho alguns vídeos, algumas imagens, no caso, acho que do ano de 2006 ainda”, contou. 

image Situação na passagem Maciel afeta o acesso à UBS Bengui II e coloca em risco a saúde de quem vive e trabalha na área (Foto: Raoni Joseph | Especial em O Liberal)

Ele explica que, apesar de uma obra de pavimentação realizada em gestões anteriores, o saneamento nunca foi implantado. “A última gestão que passou por aqui fez o asfalto, mas não fez o saneamento.”, afirmou. Segundo César, o trecho mais crítico está em frente à Unidade Básica de Saúde Bengui II, e nas duas vias de acesso a ela, como a própria Passagem Maciel e a Rua Ferreira Filho. “O único local que não tem saneamento é aqui na frente da unidade e as duas ruas que dão acesso à UBS Bengui II, que é a passagem Maciel e a rua Ferreira Filho.”

Mesmo com as dificuldades, César reconhece o trabalho dos profissionais da unidade. “O atendimento da unidade é bom, os funcionários são bons. Porém, o acesso e a estrutura da unidade é que está deixando a desejar.” A falta de estrutura urbana também afeta instituições próximas, como uma escola estadual. “Tem uma escola bem aqui do lado, que quando chove os alunos têm que pegar e tirar o sapato e andar nessa água suja. O esgoto da escola escoa direto dentro da vala”, denunciou o morador.

image Moradores denunciam a falta de saneamento básico na passagem Maciel, no Bengui (Foto: Raoni Joseph | Especial em O Liberal)

Para ele, a situação revela um abandono do bairro. “Falta alguém pra zelar aqui pela gente. A gente tá abandonado praticamente.” De acordo com César já foram feitos vários pedidos formais sobre a situação do local para as autoridades competentes. “A gente já fez entrada, já fez abaixo-assinado, já deu entrada, mas todo o tempo não é nada resolvido. Tão empurrando com a barriga, mais de 20 anos isso. Eu tenho foto e tenho vídeo do ano de 2006 ainda.”

Além do risco de doenças, a mobilidade é outro problema enfrentado pela população. “Ainda mais com esses buracos aqui, os carros, motos, bicicletas só faltam cair aqui. A gente tem dificuldade de mobilidade até pra andar. ” César também cita casos de pessoas com deficiência que sofrem diariamente no local. “Tem uma moça, no caso, que é cadeirante. Eu fico olhando a dificuldade que é da responsável dela passar com ela aqui. Porque a água encobre tudo. Não tem como transitar por cima da calçada, não tem como transitar na rua. Fica um jogo pra ver quem vai cair no buraco e quem não vai.”

O jornal O Liberal solicitou um posicionamento da Prefeitura de Belém sobre a situação da Passagem Maciel e as demandas por saneamento básico e infraestrutura no bairro do Bengui. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS