Designer Eugênio Martins diz que a passagem Nazaré não recebe manutenção há 30 anos
Segundo denúncias de moradores, a rua não possui saneamento e apresenta trechos com mato e terra batida
Os moradores da passagem Nazaré, localizada próxima a travessa Doutor Enéas Pinheiro, entre a travessa Pirajá e rua Nova, no bairro da Sacramenta, em Belém, reclamam que a via foi esquecida pelo poder público. Segundo as denúncias do designer de interiores Eugênio Martins, as transversais da via foram todas modificadas e revitalizadas, mas a passagem segue esquecida e sem previsão de manutenção. A rua não possui saneamento e apresenta trechos com mato e terra batida.
A comunidade recebeu a informação de que os técnicos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) declaram que a rua já está pavimentada. "Uma vizinha já foi até a sede da secretaria e que disseram que já está asfaltada, que já tem saneamento e que tem tudo, mas não é a realidade", conta Eugênio.
VEJA MAIS:
"Somos nós, os moradores, que colocamos aterro e, se você observar, já tem outro morador jogando aterro para tapar os buracos", diz a autônoma Liege Machado. Segundo informações, faz mais de 20 anos que equipes técnicas da Sesan foram ao local para avaliar a via, mas a passagem não recebeu drenagem e ficou de fora dos projetos para reformas.
Eugênio conta que na época em que a rua foi feita não houve um planejamento adequado, pois a via não foi finalizada de maneira correta. "Nessa rua, nem foi colocado o aterro. Para você ter uma ideia, antigamente era um igapó com três metros e meio. Tudo isso era área de várzea. Jogaram o aterro em outra área e os próprios moradores fizeram coleta para comprar o próprio aterro para jogar na via", detalha.
"Na semana passada, houve um alagamento aqui e, graças a Deus, o problema foi rapidamente resolvido, pois era um cano quebrado. Mas, o resto dessa via segue sem solução há anos", reclama Liege. De acordo com os denunciantes, a passagem Nazaré possui quase quatro metros e ainda há transtornos por conta de buracos que aparecem em vários trechos da rua.
Por comunicado enviado na terça-feira (05), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que "não tem medido esforços para alcançar o maior número de vias possíveis com ações e serviços, de acordo com o planejamento e orçamento municipal". O órgão municipal acrescenta que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos, e que a passagem Nazaré integra a relação de vias para as quais a prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA