Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Chaveiro Renan Carrera reclama de alagamentos constantes na travessa Estrela

Segundo moradores, a situação persiste há mais de 50 anos

Eva Pires | Especial para O Liberal

Moradores da travessa Estrela, no bairro da Pedreira, em Belém, enfrentam há décadas problemas de alagamento e lamaçal, que se agravam no período chuvoso do inverno amazônico. O trecho entre a Rua Antônio Everdosa e a Rua Nova se transforma em um verdadeiro desafio para quem precisa transitar pelo local. O chaveiro Renan Carrera, de 40 anos, relata que a situação se arrasta há 55 anos, sem solução por parte do poder público.

Embora equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) tenham sido enviadas ao local, a comunidade cobra a presença de técnicos e gestores que possam avaliar a situação e buscar uma solução definitiva. Renan ressalta que medidas paliativas não são suficientes.

"Nenhum político realmente veio. Mandaram apenas o pessoal da limpeza, da Sesan. Mas um político mesmo, que venha avaliar, ver o problema e arrumar uma solução, como um engenheiro, não. Porque só limpar não vai resolver o problema. A gente sabe que não vai", diz Renan.

Na via, o cenário é de abandono. A rua está tomada pela água barrenta, formando poças que se espalham por todo o trecho. O chão, coberto de lama, dificulta a passagem de pedestres, que precisam se equilibrar entre trechos mais secos para não atolarem os pés. Moradores tentam abrir caminho em meio ao alagamento, enquanto veículos passam com dificuldade, espirrando água suja para as calçadas.

Diante de transtornos diários, os moradores se veem sem alternativas e apelam por uma solução definitiva. Cansados de promessas não cumpridas, eles pedem socorro e cobram medidas urgentes das autoridades. Para quem vive na travessa Estrela, a simples limpeza da via não é suficiente. É cobrada uma intervenção estrutural que impeça os alagamentos recorrentes e devolva a dignidade a comunidade que enfrenta esse problema contínuo.

Em nota divulgada na sexta-feira, 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana da Prefeitura de Belém informou que enviará na próxima semana equipe para avaliar a rede de drenagem do referido perímetro das Travessa Estrela para providenciar a curto-prazo a desobstrução por meio de hidrojateamento para reduzir os impactos da chuva.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS