Zanin: ‘Sei a distinção dos papéis entre um advogado e um ministro do STF’

Indicado por Lula, Cristiano Zanin é sabatinado pela CCJ nesta quarta-feira

O Liberal

O advogado Cristiano Zanin afirmou que sabe da distinção entre as funções de um advogado e de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a sabatina realizada na manhã desta quarta-feira (21). Advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da operação Lava Jato, Zanin foi indicado à mais alta Corte de Justiça do País pelo próprio presidente, o que gerou críticas por parte da oposição.

"Sei a distinção dos papéis entre um advogado e um ministro do Supremo Tribunal Federal, se aprovado por este Senado. Saibam, senhoras senadoras, senhores senadores, que na verdade eu não vou mudar de lado, pois meu lado sempre foi o mesmo: o lado da Constituição, das garantias, amplo direito de defesa e do devido processo legal", declarou o advogado. "Para mim, só existe um lado. O outro é barbárie, é abuso de poder", continuou.

image Cristiano Zanin (Pedro França/Agência Senado)

VEJA MAIS

image Quem é Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF; advogado defendeu nomes como Lula e Eduardo Cunha
Cristiano Zanin passou por uma sabatina da CCJ do Senado nesta quarta-feira (21)

image Indicado por Lula ao STF, Cristiano Zanin é sabatinado pela CCJ do Senado
A expectativa é de que após a análise da Comissão, a indicação seja votada no mesmo dia pelo plenário principal do Senado

image ‘Vai andar mais rápido do que se imaginava’, diz cientista político sobre possível aprovação de Zanin ao STF
Segundo especialista, os ministros da Corte apoiam Zanin para uma das vagas, e também na esfera política esse apoio vem crescendo não apenas na base do governo

Questionado pelo relator Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) se havia algum tipo de constrangimento ou risco de parcialidade por ter sido advogado de Lula, Zanin afirmou ter "absoluta convicção da condição de exercer o cargo". Ele reconheceu a relação de proximidade com o presidente, mas alega que acredita ter sido escolhido pelo reconhecimento à sua carreira profissional e por se "guiar exclusivamente pela Constituição e pelas leis sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja". 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA