Veja como ficam as bancadas partidárias na Câmara dos Deputados em 2023
PL do presidente Jair Bolsonaro tem a maior bancada, com 99 deputados
O PL é o partido com a maior bancada na Câmara dos Deputados, somando 99 representantes. Em segundo lugar, vem a federação partidária formada por PT, PV e PCdoB, que conta com 81 parlamentares.
Porém, esses números devem sofrer mudanças, considerando a incorporação do Pros pelo Solidariedade, do PSC pelo Podemos e a fusão do Patriota com o PTB, formando um novo partido, chamado Mais Brasil. A partir dessas movimentações, o Solidariedade passará de 4 para 7 deputados, o Podemos de 12 para 18 e o partido Mais Brasil vai nascer com 5 deputados.
Esses processos ainda estão pendentes de decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) decidiu observar as mudanças no cálculo da proporcionalidade partidária e na definição sobre o atendimento da cláusula de barreira.
VEJA MAIS
Isso porque a definição do tamanho das bancadas influencia na distribuição das vagas em disputa na Mesa Diretora, no primeiro biênio, e na distribuição das vagas nas comissões durante os quatro anos da legislatura. Como as incorporações e a fusão só serão oficializadas no decorrer da legislatura, a contabilização das alterações foi considerada agora para evitar que os partidos sejam prejudicados.
Veja como estão as bancadas neste início de legislatura na Câmara dos Deputados
- PL: 99 deputados
- Federação PT, PV e PCdoB: 81 deputados
- União: 59 deputados
- PP: 47 deputados
- MDB: 42 deputados
- PSD: 42 deputados
- Republicanos: 40 deputados
- Federação PSDB e Cidadania: 18 deputados
- PDT: 17 deputados
- PSB: 14 deputados
- Federação PSOL e Rede: 14 deputados
- Podemos: deputados
- Avante: 7 deputados
- PSC: 6 deputados
- Patriota: 4 deputados
- Solidariedade: 4 deputados
- Novo: 3 deputados
- Pros: 3 deputados
- PTB: 1 deputados
FONTE: Câmara dos Deputados
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA