Vaga de Dallagnol será do pastor Itamar Paim (PL), decide TRE-PR

Ex-procurador teve o registro de candidatura indeferido por unanimidade pelo TSE

O Liberal
fonte

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta quarta-feira (17), Itamar Paim (PL) assume o lugar de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados. O ex-procurador Dallagnol teve o registro da candidatura dele indeferido, à unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (16).

Conforme o TRE-PR, o segundo candidato mais votado pelo partido de Deltan, Luiz Carlos Hauly, não poderia assumir o cargo como deputado federal por não ter atingido o quociente eleitoral mínimo previsto pela legislação.

VEJA MAIS

image Autor da Ficha Limpa diz que cassação de Dallagnol foi 'decisão irretocável'
Jurista afirmou que a Lei tem cumprido o papel de controle das candidaturas, e pode ser aprimorada

image Dallagnol afirma que é vítima de 'inelegibilidade imaginária'; veja a entrevista na íntegra
Ele é o primeiro parlamentar a perder o mandato na atual legislatura

image Mourão pede ao Congresso interdição imediata da cassação de Deltan Dallagnol
O pedido de Mourão foi formalizado a Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Congresso Nacional, depois de discurso no plenário do Senado Federal

Deltan Dallagnol foi eleito pela primeira vez em outubro do ano passado, e obteve 344.917 votos nas urnas eletrônicas em 2022. Ele coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato e foi um dos responsáveis pela condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2018.

Em nota, o TRE do Paraná informou que “o primeiro colocado do partido, que teve candidatura indeferida, obteve 344.917 votos, no entanto, o imediatamente posterior teve 11.925 votos. Ou seja, não conseguiu atingir o percentual de 10% em relação ao quociente eleitoral, que na Eleição 2022 foi de 201.288 votos. Em decorrência dos dispositivos legais foi considerado eleito, portanto, Itamar Paim”, diz o tribunal paranaense.

Itamar Paim é pastor na 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular, em São José dos Pinhais, no Paraná. Ele é natural de Paranaguá, e declarou R$ 300 mil em bens à Justiça Eleitoral.

Nas últimas eleições, Itamar concorreu a vaga de deputado federal pelo PL no Paraná, e com 47.052, ficou atrás de outros quatro candidatos que também não conseguiram se eleger, mas foi beneficiado pelo quociente eleitoral da sigla.

image Deltan Dallagnol diz que perdeu mandato por combater a corrupção
Dallagnol afirmou, ainda, que foi alvo de vingança.

image Deltan Dallagnol diz que o TSE fraudou a Constituição ao criar uma nova inelegibilidade
De acordo com a decisão, o ex-procurador fraudou a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do Ministério Público Federal (MPF) com 15 procedimentos administrativos em aberto

image Governo Lula publica imagem alusiva ao 'PowerPoint da Lava Jato' após cassação de Deltan Dallagnol
Publicação destaca as principais ações do governo federal em 137 dias da atual gestão

Cassação de Deltan

Por unanimidade, o TSE cassou a validade do registro de candidatura de Deltan Dallagnol. Para os ministros, o deputado federal deixou o Ministério Público Federal (MPF) para escapar do julgamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que poderia impedir que ele disputasse as eleições de 2022.

Na decisão dessa terça-feira (16), o TSE determinou que os votos de Dallagnol continuariam no Podemos. Entretanto, o segundo candidato mais votado da sigla não atingiu o coeficiente eleitoral e os votos foram direcionados para o pastor Paim.

Em nota, Deltan Dallagnol chamou a decisão do TSE de “canetada ao arrepio da lei e da Justiça”. Ele diz na nota que, “344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça”, afirma o deputado.

A sentença do TSE derrubou o entendimento estabelecido pelo TRE-PR de outubro de 2022 que tinha negado a impugnação do registro de Dallagnol.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA