Presidente Lula aceita indicação de Celso Sabino para o Ministério do Turismo, diz site

Decisão foi comunicada a assessores. Deputado federal paraense deve ficar no lugar da atual ministra, Daniela Carneiro

O Liberal
fonte

O deputado federal pelo Pará Celso Sabino (União Brasil-PA) deve comandar o Ministério do Turismo, no lugar da atual ministra, Daniela Carneiro. De acordo com o colunista Tales Faria, do portal UOL, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou a assessores que aceitou a indicação do parlamentar para a pasta. Ainda nesta semana, a troca no Ministério deve ser anunciada oficialmente. Mas, primeiro, Lula deve conversar com a ministra e seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho, que apoiou o petista nas eleições 2022. 

Sabino foi indicado pela bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados. A atual ministra ocupava o cargo como um dos três representantes da sigla no primeiro escalão do governo. Porém, o marido dela já deixou o União Brasil e se filiou ao Republicanos e a própria Daniela também declarou publicamente que sairá no partido. 

O nome do deputado federal paraense para o Ministério tem o apoio presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

No Pará,o senador Beto Faro, presidente estadual do PT, comentou sobre a possibilidade de mudança no Ministério do Turismo, em entrevista ao Grupo Liberal. “Há uma reacomodação do próprio União Brasil e o nome do Sabino é aquele que congregaria a maioria dos parlamentares. Sabemos que Lula fez negociação com os partidos e segundo as informações a ministra que está hoje no Turismo não teria a maioria dos parlamentares, até mesmo entre os próprios partidários. Então, acho natural que o partido possa avaliar e fazer alteração. Se for o Sabino, para mim, do Pará, acho uma boa, seria mais um ministro paraense. Mas isso é uma definição do próprio partido, que está dialogando com Lula. Isso faria com que a base do União Brasil estivesse alinhada com Lula”, declarou.

VEJA MAIS

image Políticos paraenses se manifestam sobre possibilidade de reforma ministerial
Parlamentares argumentam que as trocas ajudariam Lula a ter mais apoio para aprovar projetos governistas na Câmara e se mostram a favor de Celso Sabino no Turismo

image União Brasil pressiona por saída de Daniela Carneiro do Turismo; Celso Sabino pode ficar no lugar
Partido vai alertar presidente Lula que infidelidade dos membros da sigla às pautas do governo pode aumentar se troca não for feita, diz colunista

image Paraense pode gerir orçamento de R$ 2,15 bilhões no Turismo
No passado, o deputado federal Celso Sabino rompeu com o PSDB para ocupar posições de confiança de Bolsonaro no Congresso.

image Sabino 'goza de grande prestígio', mas decisão sobre Turismo está com o governo, diz Bivar
Presidente do União Brasil falou, em entrevista, sobre a possível ida do deputado federal paraense para o Ministério do Turismo

image Celso Sabino, do Pará, pode assumir o Ministério do Turismo; deputado é aliado de Arthur Lira
Movimentação envolve contatos de Lula com Arthur Lira, ainda nos ajustes para governabilidade e entendimento do presidente com o Congresso

Nesta segunda-feira, em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, Waguinho acusou o União Brasil de golpe por tentar tirar sua esposa, Daniela Carneiro, do Ministério do Turismo. “É uma retaliação ao governo Lula, [o União Brasil] quer impregnar o governo Lula de bolsonaristas. Na verdade, Bivar e Rueda não têm poder de entregar voto nenhum [a favor do governo], isso é uma grande mentira”, declarou. 

Ministros paraenses

O governo Lula contra com dois ministros paraenses: Jader Filho, que está à frente do Ministério das Cidades, e Waldez Góes, da pasta da Integração e Desenvolvimento Regional, que nasceu em Gurupá, no Pará, mas tem extensa trajetória política no estado vizinho Amapá, onde foi deputado estadual e governador por quatro mandatos. Caso a nomeação de Sabino se confirme, ele será o terceiro paraense no comando de um ministério na atual gestão. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA