Ministro da AGU defende regulamentação 'urgente' das redes após falas de Musk sobre Moraes

Jorge Messias afirmou que "bilionários com domicílio no exterior" não podem ter controle de redes sociais e violar o Estado de Direito

O Liberal
fonte

As declarações do bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) contra decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, geraram reações de políticos e autoridades brasileiras. O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, criticou as falas do empresário neste domingo (7) e defendeu hoje a regulamentação "urgente" das redes sociais.

É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A paz social é inegociável", declarou. 

O relator do PL (projeto de lei) 2.630 de 2020, conhecido como PL das Fake News, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), informou em seu perfil no X que vai sugerir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que a matéria seja pautada. "Chegamos ao limite! Agora @elonmusk sinaliza desrespeitar Poder Judiciário. Vou sugerir ao pres. @ArthurLira_ pautar o PL 2630 e desenvolvermos o regime de responsabilidades dessas plataformas digitais. É resposta em defesa do Brasil", escreveu. 

Entenda

No último sábado (6), em uma publicação de Moraes do dia 11 de janeiro, Musk questionou em inglês: “Why are you demanding so much censorship in Brasil?”. “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, em tradução livre.

O bilionário voltou a falar sobre o tema, compartilhando uma sequência de publicações do jornalista norte-americano Michael Shellenberger com o título "Twitter Files Brasil”. Shellenberger afirma que "o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão" liderada por Moraes.

VEJA MAIS

image Saiba quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes
Elon Musk caiu uma posição e agora é o terceiro mais rico do planeta

image Paciente da Neuralink, empresa de Musk, controlou mouse com o pensamento após implante cerebral
Segundo a empresa, o paciente se recuperou completamente, sem efeitos colaterais adversos até o momento

image Gina Carano, de ‘The Mandalorian’, processa Disney após demissão e é apoiada por Elon Musk
A atriz era parte do elenco de “The Mandalorian”, produção da Disney com a Lucasfilm

Musk afirmou: “Estamos levantando todas as restrições. Esse juiz [Alexandre de Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios são mais importantes do que o lucro”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA