Lula sanciona lei que reconhece Arraial do Pavulagem como Patrimônio Cultural Nacional

Manifestação popular tem mais de 30 anos de história de valorização da cultura da Amazônia

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconehceu o Arraial do Pavulagem como Patrimônio Cultural Nacional. A sanção da Lei 4284/2019 foi assinada nesta quarta-feira (04), no Palácio do Planalto. Na cerimônia, estiveram presentes o ministro das Cidades, Jader Filho, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A manifestação folclórica popular é um folguedo junino, que tem como centro o Boi Pavulagem, o boizinho azul, como é popularmente conhecido. Há 37 anos, o cortejo sai pelo centro histórico de Belém, capital paraense, todos os finais de semana de junho, em um grande cortejo popular que canta e dança ao som de tambores e toadas autorais. O Arraial do Pavulagem também sai às ruas em outubro durante as comemorações do Círio de Nazaré.

VEJA MAIS

image Exclusivo: Júnior Soares fala sobre o 4º Arrastão do Pavulagem e história do cortejo
Com mais de 1 mil pessoas integrando o batalhão da estrela, o último cortejo junino promete agitar o domingo em Belém

image Arrastões 2024: Participação popular mantém viva a tradição do Arraial do Pavulagem em Belém
A festa que mistura os costumes juninos com o cortejo do Boi Pavulagem atravessa gerações e arrasta milhares pela avenida

image Viviane Batidão fala sobre transformar tradições culturais do Pará em looks de shows de São João
A cantora de tecnomelody homenageou o Arraial da Pavulagem, os Pássaros Juninos e os mascarados de São Caetano de Odivelas em série de shows pelos interiores

O Projeto de Lei teve origem na Câmara dos Deputados, proposto pelo deputado paraense Cássio Andrade. No Senado, a relatoria foi do senador Zequinha Marinho e o projeto foi aprovado no último dia 9 de julho.

Em conjunto, também houve a assinatura da PL 2610/2023, que reconhece o Festival de Parintins e bois Garantido e Caprichoso como manifestação da Cultura Brasileira.

O Pavulagem

Movimento Artístico Cultural de Belém, desde 2019 tornou-se Patrimônio Cultural do Estado. O grupo iniciou suas atividades em 1986 e, desde então, dedica-se à pesquisa, produção e valorização da cultura popular da Amazônia, suas linguagens, ritmos, danças e manifestações dos povos tradicionais.

Fundado pelos músicos Ronaldo Silva e Júnior Soares, tem como um dos principais adereços dos brincantes o chapéu de palha com fitas coloridas. A trajetória do grupo é composta por mais de três décadas de dedicação à pesquisa, produção e valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA