Governador, senador e deputados eleitos são diplomados pelo TRE-PA
Solenidade nesta quarta-feira (21) encerra o processo eleitoral de 2022
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou, na noite desta quarta-feira (21), a diplomação do governador reeleito Helder Barbalho (MDB) e de sua vice, Hana Ghassan (MDB), bem como dos deputados e do senador eleitos pelo Estado nas eleições de outubro. A cerimônia iniciou por volta das 18h no Hangar Centro de Convenções, em Belém.
Ao todo, foram diplomados 41 deputados estaduais, os 17 federais, além do senador com os suplentes, o governador reeleito e a vice-governadora. A cerimônia encerrou oficialmente o processo eleitoral de 2022 e reconheceu efetivamente os candidatos que foram escolhidos pela população por meio do exercício do voto democrático.
VEJA MAIS
“Graças a convergência dos esforços empregados, as eleições deste ano foram realizadas de forma tranquila e o eleitorado exerceu seu direito ao voto. Portanto, hoje nós coroamos o trabalho da Justiça Eleitoral. A diplomação é o último ato do processo eleitoral, este que a Justiça atesta que o candidato efetivamente eleito está apto para tomar posse do cargo. Então, parabéns a todos que chegaram até aqui”, discursou a presidente e desembargadora do TRE, Luzia Nadja Guimarães.
Reeleito, Helder Barbalho agradeceu ao eleitorado paraense por mais uma oportunidade. “Tenho orgulho de receber pela segunda vez seguida o diploma de governador do Estado do Pará, um diploma que carrega a confiança de mais de três milhões de paraenses. Tenham a plena certeza que darei o máximo de mim e serei incansável na busca de melhoria de vida de todos. Ainda há muito a fazer”, disse emocionado à plateia.
Saindo da Câmara dos Deputados direto pro Senado Federal, Beto Faro falou o que o povo paraense pode esperar de seu mandato em Brasília. “O Pará vai ter um senador que trabalha muito, que conhece o Estado, é parceiro do governador e do presidente Lula, e vou trabalhar para essa relação se aproximar ainda mais, trazendo mais recursos e programas necessários para a gente crescer ainda mais”, afirmou o petista.
Novos deputados
Dos 41 deputados estaduais diplomados, 19 foram eleitos em outubro, representando uma taxa de renovação de 46,3%. Presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) Chicão (MDB) falou que deseja que estes novos parlamentares honrem com os votos dos paraenses na Alepa.
“Quando existe renovação, a gente fica triste porque a gente perde alguns companheiros que saíram, alguns que a gente já tinha um trabalho sendo desenvolvido. Mas hoje eu tive a oportunidade de me reunir com os 19 deputados que foram eleitos. São outras pessoas, com outras cabeças, outras visões. Então, eu espero que estes parlamentares que estarão assumindo o mandato possam estar comprometidos com a população paraense e possam defender os interesses, principalmente daqueles menos favorecidos, e honrem o voto de confiança que o Pará deu”, declarou Chicão.
Eleito deputado pela primeira vez, Erick Monteiro (PSDB), disse que está animado para começar os trabalhos dia 1º de fevereiro. “Já fui vereador e agora estou vice-prefeito de Ananindeua, e a expectativa para tomar posse na Alepa é a melhor possível. Quero levantar pautas para impulsionar a economia, a saúde, a educação; levando nosso Estado a outro patamar”, afirmou.
Já em Brasília, a bancada paraense na Câmara contará com nove novos deputados federais a partir de 2023, o que significa uma taxa de renovação de 52,9% no Congresso Nacional. Parte desse grupo, a federal eleita Andreia Siqueira (MDB) disse que vai representar a região do Lago de Tucuruí.
“É um prazer enorme representar não só o Pará, mas as mulheres do nosso Estado lá em Brasília. Além disso, representar uma região que antes não tinha representatividade na esfera federal. Eu sou de Tucuruí e foi de lá e dos municípios vizinhos onde mais recebi votos. Desejo honrar com esses votos, trazendo recursos e desenvolvimento para nossa região”, celebrou Andreia.
Da Alepa para a Câmara Federal, Dilvanda Faro (PT) comemorou a renovação da bancada. “Isso aquece a nossa democracia. A melhor parte é que agora também somos mais mulheres e é um prazer fazer parte disso, vendo mais mulheres ocupando os espaços. Aqui do Pará, nós somos cinco mulheres eleitas e desejo que nosso mandato influencie ainda mais a participação das mulheres na política”, disse agradecida.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA