Em carta a Lula, Milei ameniza tom, fala em laços entre países e o convida para a posse
Correspondência foi entregue pela futura chanceler Diana Mondino ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
Javier Milei, presidente eleito da Argentina, enviou uma carta-convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua cerimônia de posse em 10 de dezembro, ressaltando a importância da parceria entre os dois países. A carta foi entregue , neste domingo (26), por Diana Mondino deputada eleita e futura chanceler argentina, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em uma organização de viagem mantida em sigilo.
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, afirmou que Lula ainda não tem conhecimento do documento, mas que o entregaria ao presidente ainda hoje. Não havia previsão da participação de Lula na posse, considerando os insultos feitos por Milei durante a campanha presidencial. Milei também estendeu o convite ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Após a entrega, as possibilidades da presença dos mandatários serão analisadas.
VEJA MAIS
Na carta, Milei destaca a conexão íntima entre Argentina e Brasil pela geografia e história, expressando a importância de continuar essa ação conjunta para promover laços, crescimento e prosperidade em ambos os países. Ele reconhece o significado histórico do momento de transição para a Argentina e expressa confiança em uma mudança econômica, social e cultural baseada nos princípios da liberdade.
"Ambas as nações têm muitos desafios pela frente, e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, irá posicionar-nos como países competitivos nos quais os seus cidadãos poderão desenvolver as suas capacidades ao máximo e, assim, escolher o futuro que desejam", escreveu Milei.
A carta encerra com Milei expressando a esperança de que a participação na posse seja uma etapa de trabalho frutífero e construção de vínculos entre os dois países, enviando cumprimentos a Lula com estima e respeito.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA