Eleições 2022: dois vereadores de Belém migram para a Assembleia Legislativa
Sete candidatos tentaram outros cargos, mas só Zeca Pirão e Lívia Duarte foram eleitos
O presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão (MDB) e a vereadora Lívia Duarte (Psol) serão deputados estaduais a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Com isso, eles darão lugar a Wellington Magalhães (MDB) e Bancada das Mulheres Amazônida (Psol), respectivamente, no legislativo municipal.
Zeca Pirão concretizou um sonho antigo de migrar para o Palácio da Cabanagem: o ex-dirigente do Clube do Remo foi derrotado nas urnas em 2006, 2010 e 2018, além de não ter conseguido se eleger deputado federal em 2018. Com a candidatura turbinada pelo governador Helder Barbalho (MBD), Pirão atingiu 61.766 votos neste domingo (2) e se consagrou como o candidato mais votado em Belém, onde alcançou 40.878 votos.
VEJA MAIS
Já Duarte estava no primeiro mandato como vereadora e deixará a Câmara ao completar dois anos de atuação na Casa. Ela recebeu 28.817 votos para deputada estadual. 20.749 desses votos foram em Belém, onde ela foi a sétima candidatura mais votada e também a mulher mais votada.
Substituto de Pirão, Magalhães obteve 5.070 votos nas eleições de para vereador em 2020. A outra substituição provocada pela eleição do emedebista é a da presidência do parlamento municipal, que deve ficar com um correligionário dele: o vereador John Wayne (MDB).
PSOL
Já a Bancada Mulheres Amazônidas, atualmente, disputa uma das cadeiras em um imbróglio judicial contra o vereador Zeca do Barreiro (Avante), cujo partido é acusado de fraude nas cotas de gêneros nas eleições de 2020. Em 2021, a Bancada das Mulheres Amazônias chegou a assumir o mandato, que depois retornou às mãos de Barreiro. Como as representantes da Bancada não ocupam o cargo, com a ida de Lívia Duarte à Alepa, elas assumem a vaga do Psol. Se tivessem conquistado a vaga de Barreiro, quem assumiria o lugar deixado por Duarte seria Silvia Letícia, segunda suplente.
Outros cinco vereadores se candidataram, mas não foram eleitos: Mauro Freitas (PSDB) tentou ser deputado federal e obteve 10.546 votos. Para o mesmo cargo, a vereadora Nazaré Lima (Psol) conquistou 12.220 votos. O goleiro do Clube do Remo, Vinicius Ribeiro (Republicanos) conseguiu 17.770 votos. A vereadora Bia Caminha (PT), estrela das eleições municipais em 2020, tentou ser deputada estadual mas só conseguiu uma vaga como suplente. Ela angariou 16.232 votos. Já o vereador Gleisson (PSB) conseguiu 33.546 votos para o mesmo cargo.
As câmaras municipais de outras cidades grandes, como Ananindeua, Marabá e Santarém, não tiveram vereadores eleitos para novos cargos neste domingo (3).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA