Juiz decreta soltura e nova prisão de doleiro Alberto Youssef em um dia de reviravoltas
Delator da Operação Lava Jato havia sido preso na segunda-feira
O doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da operação Lava Jato, viveu um dia de reviravoltas em relação à sua prisão. Em menos de 24 horas, foram proferidas três decisões sobre sua liberdade, sendo duas a favor e uma contra.
No primeiro momento, nesta terça-feira (21), o desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, concedeu habeas corpus a favor do doleiro, entendendo que houve ilegalidade na decretação da prisão no dia anterior. Horas depois, o juiz Eduardo Fernando Appio, da 13ª Vara Federal em Curitiba, decretou nova prisão de Youssef, argumentando que novos documentos justificaram a decisão.
VEJA MAIS
Reviravolta vem com cumprimento de decisão de segunda instância
No entanto, em uma nova reviravolta, o mesmo juiz determinou a soltura do doleiro, cumprindo a decisão de segunda instância. Segundo o magistrado, a nova decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, conceder novo habeas corpus a favor do doleiro.
A decisão original de prisão de Youssef foi baseada em informações prestadas pela Receita Federal sobre o patrimônio do doleiro. De acordo com o juiz, Youssef não devolveu todos os valores desviados e possui uma vida incompatível com a situação da maioria dos brasileiros, chegando a tentar comprar um helicóptero e um avião.
A defesa argumentou que Youssef está usando tornozeleira eletrônica e que a prisão preventiva não seria necessária.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA