Damares Alves diz estar tratando paralisia facial causada por herpes zoster
Senadora Damares Alves tem andado de máscara e explica: ‘constrangedor’
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) revelou que está tratando uma paralisia facial causada por herpes zoster. A ex-ministra explicou que a doença se manifestou há cerca de três semanas e teve que ficar internada por alguns dias devido a uma infecção no ouvido, um caso raro. Damares está fazendo tratamento para amenizar a situação e alertou sobre a importância da prevenção da doença.
VEJA MAIS
Em resposta a uma reportagem que ironizava o fato de ela estar circulando de máscara, a senadora explicou que é "constrangedor passar por isso". Damares destacou que a melhor forma de prevenir o herpes zoster é através da vacinação e sugeriu que a prevenção é o melhor caminho.
Como surge a herpes zoster?
A herpes zoster é uma doença que pode surgir anos após a catapora, causada pelo vírus varicela-zoster. A infecção pode provocar vesículas e bolhas, além de muita dor ao longo do trajeto do nervo onde o vírus estava adormecido.
Em casos raros, pode levar à paralisia facial, que impede movimentos como fechar os olhos ou sorrir. A melhor forma de prevenção é a vacinação com a Shingrix, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adultos com 50 anos ou mais e adultos com 18 anos ou mais e com risco aumentado de contrair a doença, como os imunocomprometidos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA