CPI do MST ouve nesta quinta depoimento de José Rainha, líder sem-terra; vídeo ao vivo

Deputados argumentam que o ex-líder do MST pode trazer esclarecimentos para o inquérito que analisa ocupações de terras no país

O Liberal

Um dos líderes da Frente Nacional de Lutas no Campo e Cidade (FNL), José Rainha, presta depoimento, nesta quinta-feira (3), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a chamada "CPI do MST", da Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS:

image CPI do MST: sessão tem tumultos entre governistas e oposição
Confusão foi logo no início da sessão com o presidente da CPI, deputado Tenente-coronel Zucco, acusado de 'truculência'

image 'Vou com o maior prazer', diz ministro do Desenvolvimento Agrário após ser convidado à CPI do MST
Paulo Teixeira conversou com exclusividade com o Grupo Liberal na quinta-feira (25), durante agenda em Belém

image CPI do MST derrota o governo e convoca o ministro da Casa Civil, Rui Costa
Comissão também pretende ouvir os ministros Cárlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), bem como o líder do MST, João Pedro Stedile

Os requerimentos para que Rainha fosse ouvido foram apresentados por três deputados: Kim Kataguiri (União-SP), Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Evair Vieira de Melo (PP-ES). Eles argumentam que o ex-líder do MST, que atua nos movimentos dos sem-terra, pode trazer esclarecimentos importantes para o inquérito que analisa a promoção de ocupações de terras no país.

Quem é José Rainha?

Com 63 anos, José Rainha foi uma das principais personalidades do MST durante a década de 1990 e é militante pela reforma agrária desde que tinha 17 anos. Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rainha é apontado como um dos principais pivôs das invasões de terra que ocorreram no Brasil.

No início de março deste ano, ele foi preso em uma operação da Polícia Civil de São Paulo, no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado, ao ser acusado de extorquir proprietários rurais. Rainha ainda está detido preventivamente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA