Belém sedia reunião do G20: preparação acontece nos dias 7 e 8 de maio
A reunião precursora realiza análise técnica e debates entre autoridades
Por indicação do ministro do Turismo, Celso Sabino, a cidade de Belém receberá em setembro, a última fase de reuniões do G20 - grupo de autoridades das 19 maiores economias, mais as uniões Africana e Europeia. Nesta terça-feira, 7, acontece a reunião precursora deste evento, para análises técnicas e debates com representantes sobre as entregas dos ministérios para o desenvolvimento sustentável. “Além desses encontros com autoridades locais, a agenda inclui visitas de reconhecimento ao Aeroporto Internacional de Belém, ao Hangar Centro de Convenções e a outros locais de interesse”, destaca o representante da pasta.
Sabino também destaca que “a reunião precursora tem como objetivo preparar as reuniões dos Grupos de Trabalho do Turismo do G20 em Belém (PA) e de coordenar a interlocução com autoridades locais responsáveis por segurança pública, saúde, cultura e turismo, entre outros”. São esperadas cerca de 35 delegações estrangeiras no encontro de preparação e, somadas a estas comitivas, no evento central em setembro, também são aguardados os ministros de turismo dos países membros do G20.
Para representar o ministério do turismo presencialmente, nos dois dias da reunião precursora, a secretária executiva Ana Carla Lopes lembra que o encontro aproveitará para discutir as entregas dos recursos decorrentes do apoio da Itaipu Binacional. Entre as instituições, estarão presentes representantes dos ministérios das relações exteriores, fazenda, turismo, integração e desenvolvimento regional, cidades, serpro e banco central. O evento precursor, pretende deixar toda a logística pronta para o evento central que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro.
VEJA MAIS
O Grupo de Trabalho do Ministério do Turismo apresentará cinco entregas, como esclarece a secretária executiva, todas sobre temas caros ao meio ambiente e mudanças do clima. Segundo Ana, todos os presentes apresentaram suas próprias metas para serem retomadas em setembro,no evento central. Entre as temáticas, as entregas preveem alcançar o turismo sustentável, qualificação e financiamento internacional de projetos turísticos.
A secretária também enfatiza que essa “é mais uma iniciativa de colocar Belém, a Amazônia e o Pará em um grande evento internacional”. Segundo ela, a proposta “traz esse olhar para a Amazônia em si, então esse evento vem confirmar que temos sim capacidade para receber eventos internacionais”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA