Ataques em Brasília: Moraes vota para tornar réus mais 250 denunciados

Supremo já tornou réus outras 550 acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos. Com este novo julgamento, número de réus pode chegar a 800

O Liberal
fonte

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar mais 250 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República por envolvimento nos ataques às sedes dos três poderes, em Brasília, em 8 de janeiro. Relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes já votou para tornar réus os citados neste quarto conjunto de denúncias.

Em outros três blocos de julgamentos sobre os pedidos de abertura de ação penal feitos pelo Ministério Público, o Supremo tornou réus o total de 550 pessoas. Por isso, dependendo do resultado deste novo julgamento, o número de réus por relação com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro pode chegar a 800.

A análise dos casos ocorre no plenário virtual do tribunal – nesse formato, os ministros depositam seus votos em uma página do STF na internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência. O prazo para depositar o voto termina no dia 15 de maio.

VEJA MAIS

image STF forma maioria para tornar réus mais 250 acusados de ataques em 8 de janeiro
Os julgamentos estão sendo feitos por partes devido ao grande número de denunciados pela PGR. No total, são 1.390.

image Lula diz ter ‘convicção’ de que o ex-presidente Bolsonaro e seus aliados tentaram dar um golpe
Presidente deu declaração ao comentar sobre os ataques às sedes dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro

image Bolsonaro estava sob efeito de remédios quando publicou vídeo questionando eleições, diz defesa
Jair Bolsonaro é investigado como um dos autores intelectuais e instigador dos ataques contra as sedes dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro

image Ex-presidente Jair Bolsonaro chega à PF para depor sobre os ataques de 8 de janeiro
Depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Se as denúncias forem recebidas, os acusados passam a responder a uma ação penal na Corte e poderão apresentar defesas e provas no curso do processo. Nesta nova etapa, os ministros do Supremo estão analisando 225 denúncias contra incitadores e autores dos atos golpistas e 25 denúncias contra executores do vandalismo.

Os denunciados são acusados dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, deterioração de patrimônio tombado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA