Brasil: 27 governadores tomam posse; Tarcísio de Freitas assume cargo em São Paulo
Primeiro dia do ano é marcado pela posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e dos governadores eleitos para comandar o Executivo dos 26 estados e do Distrito Federal
Além da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será durante a tarde, em Brasília (DF), o primeiro dia do ano de 2023 também é marcado pela posse dos governadores e vice-governadores eleitos para comandar o Poder Executivo dos 26 estados e do Distrito Federal nos próximos quatro anos.
Em muitos estados, entre eles o Pará, a cerimônia que oficializa a investidura no cargo já foi realizada. A solenidade de posse do governador Helder Barbalho começou às 9h e terminou por volta das 11h30.
Outro governador também já empossado foi o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), bem como seu vice, Felício Ramuth (PSD), em cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
VEJA MAIS
“Na política, inicio os agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro, que me lançou esse desafio. E enxergou naquele momento o que ninguém enxergou: quanta ousadia. (...) Houve a aposta em técnicos desvinculados das pressões partidárias. Padrão que estamos reproduzindo em São Paulo. A indicação irresponsável de dirigentes é a raiz da ineficiência, da corrupção, do fisiologismo e desmoralizam a própria democracia”, declarou Tarcísio, em seu discurso.
O governador afirmou que irá "governar para todos": "Entendemos o recado das urnas: vamos governar para todos, renovando a esperança de um futuro melhor, percebendo e explorando cada potencial do Estado, apostando na inovação, na tecnologia como arma poderosa para o crescimento e para a melhoria na prestação dos serviços".
Veja os governadores que já tomaram posse pelo país
- Amapá - Clécio Luís (Solidariedade)
- Bahia - Jerônimo Rodrigues (PT)
- Ceará - Elmano Freitas (PT)
- Distrito Federal - Ibaneis Rocha (MDB)
- Maranhão - Carlos Brandão (PSB)
- Minas Gerais - Romeu Zema (Novo)
- Pará - Helder Barbalho (MDB)
- Paraíba - João Azevêdo (PSB)
- Paraná - Ratinho Junior (PSD)
- Piauí - Rafael Fonteles (PT)
- Rio de Janeiro - Cláudio Castro (PL)
- Rio Grande do Norte - Fátima Bezerra (PT)
- São Paulo - Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Tocantins - Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA