Semelhante à médica paraense, mastologista de São Paulo critica mamografia e é investigado
Lucas Ferreira Mattos, que tem registros em São Paulo e Minas Gerais, sugeriu, nas redes sociais, que nódulo no seio fosse curado com iodo
Na última terça-feira (29), um médico com registros em São Paulo e Minas Gerais, Lucas Ferreira Mattos, foi denunciado ao Conselho Regional de Medicina de SP (Cremesp) após fazer uma publicação nas redes sociais na qual critica a realização do exame de mamografia e sugere que nódulo benigno no seio pode ser curado com ingestão de iodo. O Cremesp comunicou que segue investigando o caso e que as apurações tramitam sob sigilo.
Lucas Mattos tem mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram, plataforma que utilizou para responder perguntas e comentários de seguidores, uma das quais pediu ajuda quanto ao aparecimento de nódulos no seio. No vídeo em que responde este comentário, o médico diz:
“Ah, eu tô com nódulo da mama benigno. Eu tô com cisto na mama. Vamos acompanhar. Acompanhar o que, se o médico não tá fazendo nada para resolver? Ficar fazendo mamografia? Uma mamografia gera uma radiação para a mama equivalente a 200 raio-x, se aumenta a incidência de câncer de mama, por excesso de mamografia. Eu tenho sempre certeza que o seu nódulo benigno na mama é deficiência de outro de iodo”, afirmou Lucas Ferreira.
VEJA MAIS
De modo semelhante, uma médica paraense, Lana Almeida, também viralizou nas redes sociais por dizer que câncer de mama não existe e por criticar o exame de mamografia, dizendo que a técnica é prejudicial à saúde. A médica foi criticada pelo Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) e pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), além de se tornar alvo de uma ação civil pública movida pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
Tanto o vídeo de Mattos quanto o de Lana foram avaliados pelo Inca. “As postagens veiculadas podem ser consideradas fake news”, disse o instituto ao G1 São Paulo.
Nas redes sociais, Mattos se posicionou após a publicação da reportagem da TV Globo:
"Eu nunca postei aqui no meu Instagram que câncer de mama não existe. Eu falei no meu Instagram, que radiação é um dos fatores que causam câncer, assim como qualquer outro tipo de câncer. Você vê que tem estudos hoje que mostram que pessoas que moram perto de antena de celular aumenta a incidência de câncer. Em que momento aqui eu disse para você que teve um pedido de mamografia de um médico não deveria fazer?".
Já a médica Lana Almeida não voltou a se pronunciar.
A redação integrada de O Liberal reforça que o espaço segue aberto para os citados na matéria.
(Com informações de g1 SP e CNN Brasil).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA