Volta às aulas: escolas públicas estaduais do Pará recebem mais de 500 mil alunos nesta segunda (27)
Estudantes não escondem a ansiedade pela retomada das atividades nas unidades de ensino, e matrículas permanecem abertas na rede estadual de ensino
Nesta segunda-feira (27), começa o ano letivo 2025 na rede de escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mobilizando mais de 500 mil estudantes no Estado matriculados nos níveis Fundamental e Ensino Médio e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).. Cada unidade de ensino terá sua própria programação de acolhimento dos alunos na largada dos estudos, conforme o calendário da Secretaria de Educação.
Entre os estudantes, é grande a expectativa para o retorno às escolas. No caso da estudante Evelli Alves, não é diferente. Evelli mora no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, no norte do Pará, e está matriculada na Escola Estadual de tempo Integral Professor Gerson Peres.
“Eu estou muito ansiosa para me encontrar com meus amigos, fazer novas amizades. E a minha expectativa é que seja um ano de coisas novas e aprendizados novos. O primeiro ano foi uma novidade por ser em tempo integral. E agora no segundo ano já não vai ser tanta novidade, mas vamos correr atrás do nosso objetivo, que é aprender coisas novas e melhorar o nosso futuro. E desejo que seja um ano de muito sucesso”, destaca Evelli, da 2ª série do Ensino Médio.
Estudante também matriculada na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Gerson Peres, Jennifer Chaves afirma esta super ansiosa para a volta às aulas. "Depois de tanto tempo longe, sinto falta dos meus amigos e do contato com os professores. Mal posso esperar para rever todo mundo e aprender coisas novas. Estou empolgada com as matérias e quero me envolver nos projetos e atividades da escola. Vai ser uma oportunidade incrível para todos nós”, afirma Jennifer.
A rede estadual de ensino conta com 975 escolas (contando os anexos) espalhadas por todo o estado, deve oferecer aos estudantes uma rotina de ensino presencial, com projetos variados com foco no aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem. Entre eles, o primeiro Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), inaugurado pelo Governo do Estado. O espaço promove a sustentabilidade e a cidadania e visa a superação dos desafios educacionais. O Ciseb integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc.
Meio ambiente e escola
"Estamos nos aproximando do início de mais um ano letivo. Nossas equipes se preparam para o retorno no dia 27 de janeiro e vamos voltar empenhados para um ano de realizações, ofertando educação de qualidade para nossos mais de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino. Esse ano a Seduc realiza a 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima (CYC) e o estado sediará a COP30 )30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), marcos para a educação, para o Pará e para o Brasil. Temos a chance de fazer um movimento histórico, colocando a educação como protagonista nas discussões climáticas e, claro, avançar ainda mais. Já somos o Estado que mais cresceu em educação, neste ano seguimos juntos para irmos além. Bom retorno para todos!", afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Esse clima da COP 30 vai estar presente nas atividades pedagógicas nas unidades escolares ao longo deste ano, como deixa claro Lana Pontes, diretora da Escola Estadual Palmira Gabriel. “Nós estamos assim com uma expectativa boa para esse ano letivo de 2025. É um ano que a gente vem ter a COP30. Então, todo o nosso planejamento anual da escola tem como eixo norteador a educação para diversidade, inclusão e meio ambiente. Então, os planos de ensino dos professores estão sendo organizados, tendo como base esse eixo norteador. Inclusive, a nossa Festa Junina esse ano é o Arraial Ambiental. A gente vai ter também um dia de culminância dos Jogos Estudantis", diz.
"A gente também está com foco para a prova SAEB, então as expectativas são das melhores para esse ano letivo de 2025, de prosperidade, de bons resultados para os nossos alunos e para toda a escola”, pontua Lana Pontes.
Matrículas
Em preparação à volta às aulas, a Seduc promoveu a Jornada Pedagógica objetivando a capacitação de mais de 20 mil profissionais da rede estadual, com foco na formação continuada dos docentes e a reflexão acerca da práticas pedagógicas do ano anterior, alinhando as estratégias educacionais às necessidades dos estudantes, às transformações do cenário educacional, bem como o planejamento estratégico de 2025.
As matrículas nas escolas da rede estadual continuam abertas tanto nas unidades escolares, como também na plataforma de matrículas. “Pelo calendário de matrícula, ela foi até o dia 11 do mês de janeiro, mas elas continuam sendo efetuadas nas escolas da rede estadual e até no sistema, quando tem vaga disponível", detalha a diretora de Planejamento de Rede da Seduc, Silvana Morais.
"Para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, nós temos vagas direto nas escolas, então aquelas pessoas que pararam de estudar no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, não concluíram o seu segmento de estudo, podem fazer matrícula nas escolas, aquelas que têm jovens e adultos, para que continuem os seus estudos e termine o ensino básico”, finaliza a dirigente da Secretaria de Educação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA