Garimpeiros soterrados são resgatados com vida em Canaã dos Carajás; ASSISTA
Resgate dos três garimpeiros pelo Corpo de Bombeiros ocorreu na noite do sábado (25/01)
Os três garimpeiros que estavam soterrados em uma mina ilegal de cobre no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, foram resgatados na noite do último de sábado (25/01). Por volta das 22 horas, o primeiro dos três garimpeiros foi içado de volta à superfície pelo Corpo de Bombeiros.
Uma complexa operação com reforço de profissionais de Belém foi planejada e executada. Em vídeos divulgados pelas redes sociais é possível ver o momento em que os Bombeiros conseguem retirar as vítimas do buraco.
De acordo com o portal Correio de Carajás, após 44 horas do acidente, a primeira vítima a surgir do fundo do poço foi o garimpeiro João Vitor. Os três homens estavam presos a mais de 50 metros de profundidade. Os três trabalhadores estavam em uma mina clandestina e subterrânea na Vila Nova Jerusalém.
Aproximadamente 30 minutos depois, Eduardo foi a segunda vítima salva pela equipe de resgate, sendo levado para atendimento médico imediato. E o último dos três garimpeiros, identificado como Issac, foi resgatado às 23h40. Todas as vítimas foram levados ao hospital de Canaã dos Carajás, bastante debilitados, mas conscientes.
A equipe de resgate tinha certeza de que os garimpeiros estavam vivos devido à comunicação feita usando um cano. Por meio dessa tubulação, eles recebiam água e alimentação. Segundo investigações preliminares, o desmoronamento foi causado pelas intensas chuvas que atingiram a região e a fragilidade da estrutura da mina.
Para reforçar as operações de resgate, o Corpo de Bombeiros obteve a ajuda de mergulhadores de Belém, militares especializados em buscas e salvamento de situações de complexidade. Os colegas garimpeiros também foram essenciais, explicando sobre a complexidade da cava.
A operação foi delicada devido a a inundação do fosso principal com milhares de litros de água, que tiveram de ser bombeados para fora ao longo do dia com equipamento montado pelas autoridades.
O acidente aconteceu por volta das 2h da madrugada de sexta-feira (24/01), onde foi instalada uma tubulação improvisada por onde são enviados suprimentos aos trabalhadores. A entrada principal do túnel ficou bloqueada devido ao desabamento de uma caixa de contenção.
Equipes trabalharam desde a manhã de sábado (25/01) em uma operação de resgate complexa para salvar os três garimpeiros presos na mina de cobre.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA