Segup registra mais de 67 mil banhistas em 21 municípios do Pará durante véspera de Ano Novo

Em Salinas, uma das cidades no roteiro da operação "Festas Seguras 2021", trabalho preventivo dos bombeiros fez com que não houvesse nenhuma ocorrência de crianças perdidas

O Liberal
fonte

Nas festas de final de ano, tradicionalmente, a população desloca-se para o litoral paraense para confraternizar com familiares e amigos. De sexta-feira (31) a sábado (1⁰), mesmo com o grande volume de pessoas nas praias, equipes de resgate e atendimento pré-hospitalar não registraram ocorrências graves, garantindo a passagem de ano tranquila e sem maiores transtornos em Salinópolis. As informações são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Na operação "Festas Seguras 2021", desenvolvida pela Segup junto a órgãos parceiros, uma das ações realizadas é a prevenção balneária que busca evitar ocorrências como acidentes com animais marinhos, por conta do período de chuvas, e crianças perdidas. No Estado, nos 21 municípios em que a operação ocorre, na noite do dia 31, a expectativa de banhistas foi de 67.280. Foram realizadas 665 advertências e orientações e distribuídas 89 pulseiras de identificação

O Corpo de Bombeiros Militar é responsável por realizar este trabalho de prevenção, oferecendo orientações para banhistas sobre o risco de queimaduras com água viva ou caravelas que cresce no período das chuvas em que a correnteza transporta os animais para próximo da faixa de areia. No caso das crianças, o órgão realiza a distribuição de pulseiras de identificação para que, em casos que os menores se percam seja possível entrar em contato com os responsáveis.

Thiago Vilhena, capitão do 13⁰ Grupamento do Corpo de Bombeiros e representante do órgão na operação em Salinópolis, o trabalho educativo tem sido realizado com ênfase neste período. "Temos orientado para que os banhistas utilizem camisas de manga longa que, por mais que haja o contato com água viva ou caravela, o efeito é reduzido. E se por acaso, encontrar o animal, não tocar mesmo que o animal aparente estar morto, pois a toxina ainda é ativa. Este ano temos a baixa ocorrência de crianças perdidas, muito por conta das orientações nas rádios, nas praias pelos guarda-vidas e com a distribuição das pulseiras nas barracas", destaca.

Nos dois dias, 31 e 1⁰, no município de Salinópolis, nordeste paraense, foram 26 ocorrências registradas pelos bombeiros, sendo a maioria com animais marinhos. O número de ocorrências em relação a crianças perdidas reduziu em 100% em relação ao período do ano anterior. O resultado, garante o capitão Thiago, é fruto de um trabalho assertivo das equipes. No total, a redução em relação à virada de ano de 2020 para 2021, o município obteve uma redução de 26% das ocorrências.

A "Festas Seguras 2021" conta com um reforço no efetivo de mais de 1,5 mil agentes nos principais interiores, além do efetivo local. A operação está sendo executada de forma conjunta por integrantes dos órgãos do Sistema de Segurança: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Polícia Científica, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), grupamentos Aéreo e Fluvial (Graesp e Gflu), Guarda Municipal de Belém e Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de órgãos municipais de segurança de demais cidades.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ