Água esverdeada intriga banhistas da praia de Alter do Chão, em Santarém; saiba o que houve
Um vídeo que circula nas redes sociais registrou a mudança na coloração da água, ocorrida neste fim de semana
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o tom esverdeado das águas da praia de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. Internautas ficaram com preocupação com a coloração das águas. “Fim dos tempos”, escreveu uma internauta. Outros ficaram especulados sobre o que pode ter deixado as águas daquela cor.
Em nota, divulgada nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), esclareceu sobre o fenômeno de esverdeamento das águas registrado, em Alter do Chão, neste fim de semana.
Esse fenômeno, conhecido como eutrofização, ocorre quando há o aumento da concentração de algas microscópicas. Neste caso, devido à ocorrência acelerada, é provável que o processo tenha causas antrópicas - ou seja, resultantes de ações humanas, como o lançamento de detritos industriais e domésticos.
VEJA MAIS:
A prefeitura também informou que, desde 2017, a Semma realiza estudos regulares de balneabilidade nas praias do município de Santarém, com a publicação de relatórios a cada quatro meses, que atestam a qualidade das águas para o uso recreativo. “Para garantir a continuidade do monitoramento e oferecer informações atualizadas à população, um novo ciclo de estudos será iniciado na próxima semana”, afirmou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA