Romaria de Castanhal: na 26ª edição, devotos saem em procissão em louvor à Nossa Senhora de Nazaré

A missa campal que antecede a Romaria foi presidida pelo Dom Giuliano Frageni, bispo emérito de Parintins (AM)

Patrícia Baía
fonte

Em celebração à 26ª Romaria de Castanhal, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu em procissão pelas ruas da cidade neste domingo (20), após a alvorada às 6h, da frente da igreja Matriz pela avenida Barão do Rio Branco. A peregrinação segue até a Catedral Maria Mãe de Deus. 

A imagem é levada em uma berlinda acoplada a uma pequena réplica da Maria Fumaça, um dos símbolos da Cidade Modelo. O percurso de cerca de dois quilômetros, pela avenida Barão do Rio Branco, foi acompanhado por centenas de pessoas que se uniram a mais de mil pessoas que já aguardavam pela imagem de Nossa Senhora na frente da catedral, onde foi realizada a missa campal que antecede a grande Romaria.

A cerimônia religiosa foi presidida por Dom Giuliano Frageni, bispo emérito de Parintins (AM). O bispo da Diocese de Castanhal Dom Carlos Verzeletti, explicou durante a homilia o significado dos girassóis, escolhidos para ornamentar os degraus da igreja, berlinda, Maria Fumaça e o manto da Santa.

“O cristão tem que ser como os girassóis que são flores fortes e que se transformam quando são trituradas, em óleo preciosa que cura feridas. Por isso a escolha desta bela flor”, disse o bispo.

Após a missa, a imagem foi colocada novamente na berlinda para mais uma Romaria, que teve como tema “Virgem de Nazaré, ensina-nos a adorar e servir”.

O percurso de mais de 12 quilômetros de distância, do bairro do Cristo Redentor, até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, foi acompanhado por milhares de fiéis vindos de diversos municípios da região. A expectativa da organização da Romaria é de que esta ano mais de 300 mil pessoas possam ter participado da caminhada de fé.

O sol forte e o calor puderam ser amenizados com a farta distribuição de chop de frutas e água ao logo da avenida Barão do Rio Branco.

A empreendedora Ana Maria Batista Alves, de 35 anos, distribui água mineral há cinco anos e sempre na mesma esquina como forma de promessa a Nossa Senhora por uma graça alcançada.

“Eu estava numa situação financeira complicada e vim acompanhar a Romaria pedindo a Nossa Senhora que se ela me ajudasse a sair da situação que estava passando eu iria distribuir água mineral por dez anos, mas eu não pretendo mais parar. Minha fé na Santinha de Nazaré transformou minha vida. No mesmo ano que fiz a promessa eu conseguir a graça antes mesmo do Natal”, contou a devota.

Ao longo da caminhada, muitas demonstrações de carinho e homenagens a Santinha, como a de cantores na frente de algumas empresas.

Após 1h30 de caminhada, a Romaria, chegou na entrada da vila centenária do Apeú. Centenas de fiéis já a agradavam em frente à Estação Gourmet para mais homenagens com palmas e choros de emoção.

As 11h30 a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao Santuário, de onde só irá sair para a Romaria no ano que vem.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ