Pará tem previsão de tempestades entre hoje e amanhã; Inmet solta alerta amarelo; entenda os riscos
Alerta amarelo foi emitido pelo Inmet nesta quinta (3), com previsão de ventanias de até 60 km/h, aponta Defesa Civil Municipal de Belém. Maranhã, Amapá e Roraima e Tocantins podem ser afetados
Toda a porção norte do Pará, desde a área oeste até o nordeste — incluindo a Região Metropolitana de Belém — está em alerta meteorológico amarelo para tempestades. Isso indica que há riscos de chuvas fortes (chegando a 30 milímetros por hora) e ventos que podem alcançar 60 km/h. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e também compreende todo o estado do Amapá, do Maranhão e as partes do norte do Tocantins e de Roraima. Pelo mapa do Inmet, 113 cidades paraenses podem ser direta ou indiretamente afetadas.
VEJA MAIS
A previsão é de que as tempestades possam ocorrer entre 11h desta quinta-feira e 11h de sexta (4). Geralmente, alerta meteorológicos podem se estender por mais dias, dependendo das condições climáticas de uma determinada região. O nível amarelo representa risco potencial de eventos climáticos intensos. O alerta laranja é o segundo mais grave e apresenta risco de chuvas com potencial de desastres. Já o alerta vermelho é raro e indica fenômenos severos.
Pela manhã, uma rápida chuva localizada no centro de Belém causou enchentes em várias ruas e em alguns canais nas áreas do Jurunas, Cremação e parte mais baixa da Batista Campos.
O que é alerta amarelo na previsão do tempo?
O alerta amarelo faz parte de uma metodologia adotada pelo Inmet e também pela Defesa Civil para avisar moradores de uma região específica sobre riscos de tempestades ou qualquer outro perigo climático.
No caso do alerta amarelo, a emissão acontece quando existe chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Sinaliza baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA