Órgãos de segurança atuam em bairros e ilhas da Grande Belém no feriadão de Carnaval

Segundo a Segup, trinta e oito boletins de ocorrências foram registrados, três procedimentos instaurados para apurar ocorrências, uma prisão foi efetuada, além de 21 bares e casas noturnas fiscalizados na Região Metroplitana de Belém

Fabyo Cruz
fonte

Durante o feriadão de Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), junto aos demais órgãos do Sistema de Segurança do Pará, atuam  nos bairros e ilhas da Região Metropolitana de Belém (RMB), para atender demandas e fiscalizar estabelecimentos, assim como fazer cumprir as determinações do Decreto 2.044, que prevê a política de incentivo à vacinação.

Apesar de permanecerem proibidas manifestações culturais nas vias públicas da Grande Belém, por conta do decreto municipal, está sendo permitida a realização de eventos nos estabelecimentos com capacidade para atender seu público, além de uma maior visitação a pontos turísticos e outros espaços de lazer, como o Portal da Amazônia, o mercado do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, o que mantém o fluxo de pessoas nas ruas. Portanto, os órgãos do Sieds mantiveram a rotina de operações.

“A Segup realizou o planejamento e coordena a 'Operação Carnaval 2022', que como todos os anos reforça o efetivo policial nos municípios do estado para garantir a segurança de todos e a incolumidade do patrimônio público e privado, porém, permanecemos vigilantes e não desguarnecemos a Região Metropolitana de Belém, que também está tendo reforço através da compra da folga dos agentes para atuarem em ações e operações de segurança pública. Várias ações estão sendo intensificadas para que a segurança daqueles que permanecem na RMB seja garantida. E diante disso, verificamos que, até o momento, não obtivemos registros de grandes intercorrências ”, concluiu o secretário adjunto operacional, Coronel Alexandre Mascarenhas

Segundo a Segup, entre as ações já realizadas, estão as Operações da Polícia Militar como a  “Guardião da Sociedade", "Saída Segura", "Comando Supremo", que visam combater a violência nas ruas, além da "Polícia Mais Forte" com objetivo de estabelecer bases em pontos estratégicos em horários previamente definidos. Já em combate a poluição sonora e perturbação do sossego alheio, está sendo feita a Operação "Syncrama II".   Além das ações Integradas com a Polícia Civil nas fiscalizações de estabelecimentos como bares e casas noturnas, para fazer a verificação se estão ou não exigindo o cartão de vacinação com o esquema vacinal completo.

 

Aéreo e Fluvial

 

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realiza rondas aéreas, com sobrevoos nas penitenciárias da Região Metropolitana de Belém para monitorar e combater a criminalidade nessas áreas.  

Enquanto que o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), em conjunto com as Polícias Militar e Civil, por meio da Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu) e Delegacia de Polícia Fluvial (Dpflu), além da Guarda Municipal de Belém e Capitania dos Portos também está realizando ações de presença com patrulhamento ostensivo, fiscalizações de estabelecimentos e abordagens a embarcações nas áreas de Belém, Ilhas adjacentes como Combu e Cotijuba. Para as ações, foram mobilizados 16 agentes dos órgãos integrados e quatro embarcações

 

Até a manhã da última segunda-feira (28), foram abordadas e fiscalizadas oito embarcações em todo o estado.

 

Ciop

 

O Centro Integrado de Operações reforçou o serviço no segundo turno de atendimento de chamadas de urgência e emergência na Região Metropolitana de Belém, para que realizem o  monitoramento a fim de auxiliar no atendimento, despacho de viaturas para atender ocorrências e vídeo-monitoramento nos municípios da RMB. Equipes do Ciop estão atuando juntamente com os Coordenadores das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal e Semob.

 

Delegacias

 

 

Todas as delegacias permanecem em funcionamento. Aquelas que estão em regime de plantão, fazem o encaminhamento às unidades policiais que funcionam como central de flagrante durante 24h e contam com equipes de reforço para registro de boletins e atendimento de ocorrência, quando for necessário. A exemplo das Seccionais Urbanas da Marambaia, Sacramenta, Icoaraci, Cidade Nova, Marituba e Mosqueiro. Durante as ações, a Divisão de Polícia Administrativa (DPA) da PCPA em conjunto com outros órgãos também realiza o trabalho de registro, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos de diversões públicas, bares, lanchonetes, restaurantes, entre outros, para que funcionem com todas documentação regularizada.

 

Balanço

 

De sexta-feira (25) até a manhã desta segunda-feira (28) foram registrados 38 boletins de ocorrências, 03 procedimentos instaurados para apurar ocorrências, 01 prisão efetuada, além de 21 bares e casas noturnas fiscalizadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ