Naufrágio na Ilha de Cotijuba: comandante da embarcação se entrega à Polícia nesta terça (13)

Apresentação está marcada para as 10h, na Delegacia Geral de Polícia Civil, em Belém. Defesa confirma que orientou o suspeito a se apresentar.

O Liberal
fonte

Marcos de Souza Oliveira, comandante da lancha "Dona Lourdes II", que naufragou e deixou mais de 20 pessoas mortas, no dia 8 deste mês, na ilha de Cotijuba, se apresenta ainda hoje à Polícia Civil do Pará. O advogado de defesa dele, Dorivaldo Belém, confirmou que orientou ele a se apresentar, o que deve ocorrer às 10h desta terça-feira (13), na Delegacia Geral, em Belém.

VEJA MAIS

image Naufrágio na ilha de Cotijuba: ‘A lei o permite nem comparecer', diz defesa de comandante
Dorivaldo Belém, responsável pela defesa do comandante da embarcação, disse que o cliente se apresentará à Polícia Civil quando for convocado

image ​Naufrágio na ilha de Cotijuba: ‘Lutou pela própria vida’, alega defesa de comandante sobre omissão
De acordo com pescadores que ajudaram no resgate, Marcos pedia para ser levado com urgência à beira do rio, pois estava tendo um infarto

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: 'tive medo de ser linchado', diz comandante da embarcação; vídeo
O advogado criminalista Dorivaldo Belém divulgou um vídeo na tarde de segunda-feira (12), onde Marcos de Sousa Oliveira, o comandante da embarcação "Dona Lourdes II" fala sobre o naufrágio

Para a Polícia Civil, Marcos é suspeito de homicídio doloso, quando o risco de morte é assumido. Esse risco seria a superlotação da embarcação e operação irregular da linha Marajó - Belém, com embarques e desembarques em trapiches também irregulares. Até a manhã desta terça, 22 mortes estavam confirmadas e 66 pessoas foram resgatadas com vida.

A lotação máxima da lancha era de 82 passageiros. As buscas continuam por corpos que possam estar dentro ou perto da embarcação, próximo à ilha de Cotijuba. Ainda não se sabe, de fato, quantas pessoas estavam na embarcação. Logo, o número de desaparecidos permanece incerto.

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: um dos corpos encontrados no domingo é de vítima do sexo masculino
Corpo foi encontrado ainda no interior da lancha 'Dona Lourdes II' é encaminhado para identificação

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: moradores interditam rodovia que dá acesso porto da foz do rio Camará
A Polícia Militar foi acionada e reforçou a segurança na área

O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, destacou que Marcos era procurado. Porém, ainda não havia mandado de prisão contra ele, o que não o colocava na condição de foragido. As investigações estão em curso e foram colocadas em sigilo.

O comandante não era proprietário da lancha. A dona é a mãe dele, Meire Ferreira Oliveira. Marcos já trabalhava com transporte de passageiros e já teve duas embarcações apreendidas por irregularidades, além de várias autuações pela Arcon e pela Marinha do Brasil. Dois dias antes do acidente, ele havia sido notificado novamente sobre a irregularidade da lancha "Dona Lourdes II".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ