Ministério da Saúde lança assistente virtual para incentivar vacinação nas cidades do Brasil

Por meio de aplicativo, serão repassadas informações oficiais e orientações sobre imunização contra doenças e alertas das fake news mais frequentes

O Liberal
fonte

A operação do assistente virtual que ajudará, por meio do Whatsapp, na divulgação de informações oficiais sobre vacinação foi anunciada pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (4). Com essa ferramenta, a pasta pretende, também, fazer alertas sobre notícias falsas (fake news). “O chatbot vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na área da saúde”, informou, em nota, o MS.

A nota explicou, ainda, que a ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, com foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização. As informações são da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image Nova relação de doenças ocupacionais inclui covid-19, burnout e câncer
Cerca de 3 milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2007 e 2022. Do total de notificações, 52,9% estão relacionados a acidentes de trabalho graves

image Ministério da Saúde divulga aplicativo para incentivar doação de sangue
Ferramenta terá informações de saúde do doador, como tipo sanguíneo e histórico de doações, e alerta para campanhas

Por meio da plataforma, como repassa o MS, será possível acessar diversos tipos de conteúdo, como horário de funcionamento de Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS.

Acesso

“As interações com o chatbot são gratuitas e estão disponíveis a qualquer hora. Para acessar o novo canal, basta adicionar o número 61 99381-8399 à lista de contatos do telefone. Após adicionar o contato na agenda, será possível interagir pelo WhatsApp”, informa a nota.

Ao enviar a primeira mensagem, o usuário terá acesso a algumas opções para escolha. Entre elas, uma relativa à vacinação, com informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses. A opção “Informações sobre as vacinas” detalha características, benefícios e importância dos imunizantes.

image Castanhal é reconhecida por esforços para a eliminação da transmissão da sífilis congênita
O município é o único da região Norte a receber o selo de boas práticas do Ministério da Saúde

image Vacinação contra covid passa a ser anual para crianças e grupos prioritários a partir de 2024
O ministério da saúde ainda não detalhou se haverá um mês específico de início da campanha ou se a imunização já estará disponível automaticamente para os grupos prioritários 12 meses após a aplicação da última dose

A opção voltada ao combate à desinformação foi criada com o objetivo de desmentir fake news sobre vacinas. Há também uma seção com perguntas e respostas. “O chatbot também disponibiliza um quiz para quem quiser testar os conhecimentos”, acrescentou o ministério.

O programa Saúde com Ciência faz parte da estratégia adotada pelo governo federal para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil, fortalecendo as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico. O programa tem cinco pilares: cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. 

Prevenção

Para a médica infectologista Andréa Beltrão, do Hospital Guadalupe e do Saúde Hospital e Maternidade, o assistente virtual do MS se configura como "uma excelente iniciativa, muito necessária para disseminar de forma rápida e segura as nossas informações". "A Inteligência Artificial chegou muito forte nos últimos anos e certamente irá trazer muitas vantagens para a nossa àrea, proporcionando a divulgação de informação de forma bem mais rápida e com comprovação científica", observa.

Andréa Beltrão destaca que, de uma forma geral, está ocorrendo um descuido com o calendário vacinal por parte das pessoas. "A prevenção é o nosso melhor tratamento, e a vacina é uma das principais formas de prevenir doenças. Algumas doenças graves erradicadas têm risco de voltar e outras doenças não tão graves, mas que pode agravar nos pacientes mais debilitados. Vacinar é um ato de amor próprio e de amor para o seu semelhante. O mundo está precisando de mais amor", complementa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ