Helder anuncia contratação de professores temporários durante entrega de escola
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), durante a entrega das obras de reforma da Escola Estadual Rui Barata
O Governo do Pará vai contratar 5 mil professores temporários para atender à demanda da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho nesta sexta-feira (10), durante a entrega das obras de reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barata, em Ananindeua. Essa foi a 118ª unidade escolar reconstruída e entregue à população pelo Governo do Estado. A vice-governadora Hana Ghassan também participou da cerimônia de entrega das novas instalações da unidade, que atende 235 estudantes do ensino fundamental.
“Esta é a primeira escola da minha gestão, a primeira de muitas, então é necessário que se olhe com carinho para nossas escolas e vamos avançar muito mais. Mas, além disso, temos que investir em pessoas, cuidando de professores e estudantes, que são os nossos bem maiores. Aliado a isso, também vamos investir na infraestrutura da escolas para dar um ensino digno para os estudantes paraenses. O desafio é grande e estamos apenas começando”, disse o secretário de Educação, Rossieli Soares. Ele garantiu que o Governo já mandou a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) o reajuste de 15% nos salários dos professores do magistério e a definição do PCCR dos administrativos da Seduc.
Investimento em educação
Com investimento de quase R$ 770 mil, a reconstrução contemplou oito salas de aulas, secretaria, arquivo, laboratório de informática, sala de professores, banheiros — masculino, feminino e pessoas com deficiência —, cozinha e despensa. A unidade também ganhou uma quadra de esportes e área de recreio cobertas, com ligações por meio de passarelas igualmente protegidas. A escola também recebeu novas instalações elétrica e hidrossanitária e climatização em todas as salas de aulas.
Helder Barbalho destacou outras ações do Estado para a educação pública paraense. "Ter um prédio com qualidade e acessibilidade é fundamental, sem isso não conseguimos melhorar a qualidade da educação. Mas, também é fundamental que haja mobilização escolar, dos pais, alunos e professores. Por isso, isso quero reafirmar nosso compromisso com a educação pública. Vamos avançar na questão da infraestrutura, avançar na distribuição das merendas, sem esquecer que vamos voltar a disponibilizar o material didático produzido pela Seduc, depois de mais de 30 anos”, declarou.
A vice-governadora garantiu que a gestão vai continuar investindo em educação e que a pasta é a prioridade deste novo governo. “Vamos ter muito a comemorar na educação do Estado, porque o futuro passa necessariamente pela educação”, ressaltou Hana. Ainda durante a cerimônia, foi entregue um ônibus para a Prefeitura de Bagre, no arquipélago do Marajó, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho.
VEJA MAIS
Também foram entregues os primeiros kits às escolas de Ananindeua, contendo geladeira, freezer e computador. Inicialmente, os kits serão entregues às escolas do município, de acordo com as respectivas demandas das unidades. No total, serão distribuídos 5 mil computadores e 900 freezers para todas as escolas do estado, conforme a necessidade.
Aluno do 2° ano, o estudante José Manoel Neves, de 7 anos, ficou feliz com as novas dependências da escola Rui Barata."Estou ansioso para ver se tem brincadeira. Gostei da escola reformada, vai melhorar tudo. Gostei muito de duas coisas novas: a biblioteca, porque gosto de ler, e do poço de brinquedo", disse o aluno, que tem a matemática como disciplina favorita.
O momento da entrega foi de emoção para a professora Ruth Paiva, que leciona aulas no primeiro e segundo anos. Ela trabalha há sete anos na Rui Barata e tem grande carinho pelo local. "Essa reforma foi muito esperada. Passamos por um momento em que a escola não estava adequada para receber as crianças, agora ela ficou mais bonita e agradável. Quando o aluno e professor frequentam uma sala assim o aprendizado vai para frente. Todos, professores, pais e alunos, estamos muito felizes com a reforma. Agora vamos de vento em popa com o aprendizado das crianças", disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA