Gratidão não é meme e posso provar
A gratidão contribui diretamente para ativar uma postura mais elevada
Dia desses meu coração foi surpreendido com uma chamada de vídeo. Dois amigos juntos em São Paulo celebraram um momento de grandes conquistas. Naquela hora decidiram compartilhar comigo.
VEJA MAIS
Ela não hesitou em expressar que fui uma das incentivadoras para que chegasse até ali. Uma ponte. No instante em que as palavras dela me tocaram, reforçou em mim o valor de ser grato.
Imagine se cada um de nós estimularmos as pessoas a terem atitudes que representem esse reconhecimento de um benefício, auxílio, um gesto – até simples – que fazem tanta diferença para quem recebe. E o mais valioso é o incentivo acontecer a partir do exemplo, desse movimento diário que revela um espírito mais presente para relações saudáveis.
O cotidiano é a maior oportunidade diante dos nossos olhos para tornarmos comum a gratidão. Natural. Fluida como se outra maneira não coubesse em nós. Não sejamos os ingratos circulando no ambiente de trabalho, na família, nas reuniões com os amigos, com um desconhecido na rua.
Uma coisa é certa: depender de reconhecimento é um dos piores caminhos para viver. É uma gaiola que pode nos sufocar se ficarmos esperando gesto de gratidão por algo que, supostamente, foi entregue de maneira deliberada.
A alegria de viver essa sinergia com o outro liberando bons sentimentos nos abre uma porta escancarada para a observação das sutilezas valiosas que ficam disponíveis para nós num único gesto.
Reconhecer uma ajuda, apoio, um ombro em uma hora desafiadora, por exemplo, reforça esse ser humano mais maduro, consciente, agradável de conviver.
A gratidão contribui diretamente para ativar uma postura mais elevada. E cultivar a energia primordial para que esse ciclo virtuoso só aumente.
Sim esse gesto elevado é um sinal que há uma luz nos esperando dentro de cada pessoa que decide praticar a gentileza verdadeira da gratidão.
Quando identifiquei na câmera que meus amigos estavam felizes, vivendo um sublime momento brilhante, um contentamento me invadiu. Foi como se outra maneira não pudesse representar aquele encontro para festejarmos uma circunstância tão especial.
É assim na vida cheia de sentimentos bons. Há algum tempo avistei um professor de literatura. Quando reconheci a fisionomia acionei as lembranças, gritei: professor Romeu.
- Fui sua aluna e o senhor é um professor inesquecível - declarei contente nesse encontro inusitado, após uns quase 30 anos sem vê-lo.
- Nossa, que coisa boa de ouvir, você mudou o meu dia pra melhor - revelou ele visivelmente impactado.
A gratidão é uma varinha mágica capaz de alterar nosso estado emocional para muito melhor. Viver melhor.
Não dependa da gratidão para fazer tudo que estiver ao seu alcance. Simplesmente faça. Mas ao receber um gesto de apoio, algo que facilite a sua vida, declare a sua.
Alguém foi generoso, solidário, bom para você? Por favor, revide com gratidão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA