É Pará Isso: Fazenda no oeste do Pará serviu de cenário para Earth Song, de Michael Jackson
Cidade do interior paraense serviu de cenário para as gravações do Rei do Pop
Prestes a completar 13 anos da morte do Rei do Pop, em 25 de junho, um lugar no oeste do Pará, tem uma forte ligação com o cantor e guarda a memória de um dos videoclipes mais emblemáticos da carreira de Michael Jackson. Localizada no KM 89 da BR-163, no município de Belterra, a Fazenda Treviso foi o cenário das gravações de “Earth Song” (1995) e atualmente é um atrativo turístico indispensável no roteiro.
A área que na época já era utilizada em projetos de manejo florestal, apresentava o cenário ideal para a proposta do diretor Nick Brandt, com o contraste entre a floresta cortada e a área conservada, incluindo a árvore de angelim vermelho que aparece nos primeiros segundos do vídeo, espécie essa que ainda hoje está presente no terreno e pode ser visitada, como nos mostra o anfitrião, seu Antônio Leite.
VEJA MAIS
“Foi bem animado, muito movimento, não estávamos acostumados com isso por aqui. Cerca de 70 pessoas vieram pra cá, usavam dois motores de ultraleve para fazer o vento, muita gente catando folhas no mato e soltando. E aqui ficou como se fosse o cartão-postal da fazenda, essa árvore tem muitos significados”, recorda.
Sete figurantes paraenses participaram da produção, foram escolhidos numa seleção com mais de 100 inscritos e apareceram em uma reportagem da TV Liberal para o Fantástico, no lançamento do videoclipe. Assista:
A fazenda tem outros atrativos para os visitantes, como um lago onde é possível navegar de caiaque e pedalinho, trilhas, uma represa que gera energia e a cachoeira artificial formada a partir da barragem. A área possui 4.393 hectares e foi, por anos, usada para exploração florestal, recebendo uma infraestrutura residencial e industrial para servir de suporte para o trabalho longe do centro urbano.
Casas, escritórios e até uma igreja ainda podem ser observados. Os locais anteriormente abandonados aos poucos vêm sendo reformados nesta proposta de receber visitantes e potencializar ainda mais o turismo na região. Além de Michael Jackson, dessa floresta saíram os dois mastros de uma das caravelas construídas para comemorar os 500 anos do Brasil e um tronco de árvore inteiro que ornamenta o Museu da Ciência, o Cosmocaixa, em Barcelona, na Espanha.
A Fazenda Treviso recebe desde os anos 1990 acadêmicos, pesquisadores e professores do mundo todo em busca de conhecimentos sobre a Amazônia. É portanto, um ambiente onde é possível encontrar no silêncio da floresta, caminhos para o desenvolvimento humano e científico.
Os causos da Fazenda Treviso foram o assunto de Fábio Barbosa para o conteúdo desta semana no É Pará Isso. Ele é um dos seis embaixadores do projeto "É Pará Isso", desenvolvido pelo Grupo O Liberal e Meta (Facebook/Instagram) e com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner).
Durante os meses de junho e julho, seis produtores de conteúdo vão mostrar em vídeos o potencial cultural, turístico e histórias de diferentes regiões do Estado. As produções são divulgadas nas redes sociais de O Liberal (@oliberal) e estão disponíveis em OLiberal.com/e-para-isso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA